Em meio à agitação de nossa existência acelerada, em meio à agitação de nossas obrigações profissionais e miríades de compromissos, atravessamos frequentemente ruas e praças, mal pensando nas denominações atribuídas a esses espaços comunitários. Empregamos prontamente as designações estampadas na sinalização, mal conscientes do fato de que esses nomes também pertenciam a outros indivíduos - seres humanos semelhantes a nós - que outrora habitaram, imaginaram e erigiram a sua existência nestes mesmos ambientes...
Na movimentada metrópole, os nomes daqueles que faleceram estão espalhados por toda parte, perdendo gradualmente o seu significado original e tornando-se meros marcadores de localização, em vez de lembretes dos indivíduos que uma vez agraciaram este reino terreno.
Nossa missão é apresentar as versões atuais e passadas de Itaúna, destacando as vidas e experiências daqueles indivíduos em cujas posições e funções frequentemente nos encontramos. Sejam professores, médicos, advogados, donas de casa, juízes, barbeiros ou padres, todos eles contribuíram para a história da cidade. Hoje, suas histórias podem estar perdidas nas profundezas da memória, mas honramos seu legado através de placas, monumentos, bustos e homenagens diversas.
Seria uma tarefa quase intransponível contar as histórias de cada indivíduo que deixou a sua marca nas nossas ruas e praças. No entanto, estamos determinados a reconhecer e homenagear pelo menos alguns deles, prestando homenagem aos indivíduos nomeados e anônimos que desempenharam um papel na formação da amada Itaúna que conhecemos hoje. Junte-se a nós nesta viagem pela nossa cidade, parando em cada placa para ler os nomes e esforçando-se por relembrar a vida daqueles que vieram antes de nós. Você está pronto para embarcar nesta aventura?
COLABORADORES:
Charles Aquino
Patrícia Gonçalves
Nogueira