domingo, maio 21, 2017

CORREIO DE ITAÚNA: ESTAFETA

O documento abaixo que ilustra o presente texto, é um título de nomeação do cidadão itaunense FRANCISCO FERREIRA DE MATOS para o cargo de "ESTAFETA" entre Itaúna e Serra Azul e provavelmente Itatiaiuçu. ESTAFETA vem de "STAFFA", palavra Lombarda (povos que habitavam o norte da Europa e significava pessoa encarregada entregar documentos e correspondências. O ESTAFETA fazia suas viagens a pé ou a cavalo.

 No caso de Itaúna, a correspondência chegava de locomotiva a vapor (Maria Fumaça) e o Estafeta era encarregado de buscar as eventuais correspondências trazidas e providenciar, junto com o encarregado do Posto dos Correios, a entrega aos destinatários. Conforme informações do Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho, seu pai, Dr. Antônio Augusto de Lima Coutinho (DR. COUTINHO) dizia que o primeiro posto, localizava-se ao lado da antiga Casa Paroquial de Sant’Ana, o que pode ser comprovado por foto de tal imóvel, que realmente tinha ao lado um cômodo. Isto nas décadas de 1910 e 1920.

Naquela época o Departamento de Correios (e mais tarde Telégrafos), era órgão do Ministério de Viação e Obras Públicas. `Pessoalmente lembro-me dos Correios quase defronte à Escola Estadual Dr. Augusto Gonçalves. Ali funcionou por muitos anos.
Quando comecei a trabalhar na falida Companhia ALAITA, ia lá diariamente buscar a correspondência da empresa e ainda me lembro das batidas do telégrafo, operado por Sebastião Nogueira Gomide, o PIU. Em anexo cópia do documento e foto do itaunense nomeado para tal cargo, com data de 04 fevereiro de 1919.





Texto: Juarez Nogueira Franco (In Memoriam)

Arquivo:  Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho

Pesquisa e organização: Charles Aquino

Acervo: Shorpy

0 comentários:

Postar um comentário