domingo, junho 04, 2017

ITAÚNA: AULAS DE INGLÊS


No meu tempo de ginásio, na segunda metade dos anos cinquenta, começávamos a aprender inglês na segunda série. Um ano depois do francês.
Naqueles tempos, ainda vivíamos sob forte influência dos francófonos. O professor de inglês era o advogado José Luiz Gonçalves Guimarães. Excelente penalista, imbatível em um Júri de Fato e ótimo advogado em outras vertentes do direito. Era um craque.
Gostava da língua de Shakespeare. Declamava trechos do grande poeta e dramaturgo inglês na sala de aula. Lembro-me dele dizendo com pompa e circunstância, versos de “Romeu e Julieta”, Hamlet, e a Morte de César. Gostava também de Oscar Wilde. Não me esqueço de uma defesa que fez de um cidadão que tentou matar a mulher. Na defesa, começou recitando "A Balada do cárcere de Reading" do genial irlandês. Para convencer os jurados que o homem corrompido, pelo ciúme, mata aquilo que ama.
Aprender inglês era um luxo. Afinal, era a língua de John Waine, de Gary Cooper, de Alan Ladd e outros menos cotados. Sem contar que desde crianças, venerávamos Rock Lane e seu cavalo "Blackjack", Roy Rogers montado no "Silver" e o cowboy Hopalong Cassidy. Grandes matinês de domingo no " poleiro" do Cine Rex.
Um colega meu, de quem não digo o nome, ficou entusiasmado com a nova língua. Aprendeu que a preposição " entre" em inglês, se traduzia por between. Gravou bem para não esquecer.  Dias depois, o professor José Luiz foi a sua casa, a procura de seu pai, com quem mantinha negócios. Meu colega, ao ver o mestre apertar a campainha, correu solícito para porta e com reverência caprichou na pronúncia: " between teacher!!!!!"
Desnecessário dizer que se fosse em dia de prova, receberia um redondo zero.

*Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Causo enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 04/06/2017.


0 comentários:

Postar um comentário