quarta-feira, abril 03, 2019

SE INVEJA É PECADO...

Nise Campos
1961


Nesses toscos versos essa confissão vos faço
E, nessas pobres rimas, penitenciar-me venho!
Pois, se alma peca em sentir inveja,
Esse pecado, Senhor, esse pecado eu tenho!
Invejo a simplicidade do ranchinho humilde
E a lirial beleza da criança...

Invejo os que trazem a alegria n’alma
E o conforto da fé e da esperança!
Invejo a paz que reina na aldeiazinha pobre,
Onde, cristalina, flui a água das fontes,
Invejo as caravanas que atravessam os areais desertos,
Os que transpõem os mares, os que galgam montes!

Invejo as mãos que espalham benção
Na leveza do carinho e do perdão...
Aos que distribuem a luz da graça,
Na messe do amor, na fartura do pão!

Invejo os velhinhos de cabeças brancas
Que, cansados, percorrem a grande estrada...
A esses que sofreram amargos desenganos
E que chegando vão ao fim da encruzilhada!

Invejo a trêfega andorinha
Que, em graciosos bandos, o espaço cobre...
Invejo a flor, a selva, o mar, o sol, as errantes nuvens!

Invejo tudo o que é simples, tudo o que é belo,
Tudo o que é nobre!

Perdoai-me, Senhor, porque a vós, contrita, brado:
Pois, se a alma peca em sentir inveja,
Eu tenho, meu Deus, esse pecado.




Referências:
Organização: Charles Aquino
Fonte: Itaúna Humana e Pitoresca. Coletânea de
itaunenses natos e adotivos. Org.Luís Gonzaga Fonseca.
“Se Inveja é Pecado”, Nise Campos, 1961, p.93.
Texto: Nise Álvares da Silva Campos (In Memoriam)
Acervo: Shorpy

0 comentários:

Postar um comentário