terça-feira, abril 02, 2019

GRATIDÃO

A NISE CAMPOS

Julho — 1984


Geralmente se fala de alguém muito especial, quando ela parte para a eternidade. Meditando um pouco sobre esta verdade, vi que não se deve deixar para essa ocasião, quando se trata de alguém a quem muito devemos e amamos bastante. Em vida, ela precisa saber que o seu trabalho foi maravilhoso, foi gratificante.

Quero falar sobre a minha primeira mestra, Dona Nise Campos. Essa pessoa maravilhosa, a professora modelo, mãe e amiga que sempre foi para seus alunos.

Sua capacidade intelectual sem limites, facilmente aclarava a mente dos pequeninos que lhe eram confiados. Ensinava tão bem que seus discípulos procuravam, imitá-la em tudo.

Lembro-me bem que em minhas brincadeiras de criança em que eu fazia o papel de mestra, procurava cruzar as pernas como Dona Nise o fazia e coçava o nariz com as costas da mão, mas não tão simpaticamente como Dona Nise. Esforçava-me o máximo para imitá-la na pronúncia, na maneira de ser.

Pois bem, Dona Nise, como a senhora foi para nós, eu também procurei ser para meus alunos, só que não tão perfeitamente, pois a senhora foi a escolhida de Deus para imitá-lo, em tudo, aqui na terra. 

Temos prova disse hoje, na aceitação do sofrimento.
Há seis anos a senhora está enferma. Ultimamente, movimenta-se quase que somente com os olhos. E com que resignação! Sem lamentos, sem mau humor, igualzinho como a senhor toda vida foi.

Que estrada maravilhosa a senhora percorreu e percorre, tão serenamente, que seus rastos ficarão indelevelmente marcados para todo o sempre. 


Referências:
Organização e Arte: Charles Aquino
Colaboradora: Lindomar Batista Lage
Texto: Maria Auxiliadora de Carvalho
Acervo: Lindomar Batista Lage
Texto dedicado à Professora Nise Álvares da Silva Campos



0 comentários:

Postar um comentário