sexta-feira, fevereiro 15, 2019

PASTORAL MONSENHOR HILTON

Centro Pastoral Monsenhor Hilton Gonçalves Sousa
Av. Magalhães Pinto Santanense, nº 184, Itaúna - MG, 35681-146

Alexandre CAMPOS

Nascido em 31/12/1912, Monsenhor Hilton foi um menino brilhante, estudioso, inteligente, com destacado desempenho escolar. Em seus momentos de folga, trabalhava como Ajudante em Armazéns de familiares. Para a felicidade da família sentiu vocação para ser Padre, e em 1925 foi para Belo Horizonte estudar no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus.

Durante o período em BH, resolveu se ausentar do seminário e trabalhar como Professor, indo lecionar em Sete Lagoas. Neste período escreveu um livro intitulado “A Voz do Coração” que, à época, teve importante repercussão. Quando voltou a Itaúna lecionou na Escola Normal, atual Escola Estadual de Itaúna, trabalhando com as disciplinas de Português e Matemática, onde era querido e visto como excelente profissional.

Em 1936, o jovem Hilton sentiu novamente o chamado de Deus e resolveu dedicar-se plenamente à igreja, sendo ordenado Padre em 1944 na sua amada cidade. Demonstrou amor, dinamismo e disponibilidade em seu serviço religioso, sendo muito querido e apreciado pelos fiéis.

Monsenhor Hilton teve grande participação política no município, principalmente na região do bairro Santanense, pois além de reivindicar melhorias locais, atuou de maneira incisiva, sendo um dos líderes, do movimento que tentou a independência administrativa daquela região, sendo até hoje muito lembrado e admirado por moradores daquela localidade. 

Monsenhor Hilton Gonçalves Sousa




NOTA: Foi o Padre Wiemers, 3º Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do bairro Santanense,  que iniciou as obras da construção e inaugurou a Casa Pastoral na década de 60.


Referências:
Texto Alexandre Campos — Itaúna Décadas
Fotografia e Organização: Charles Aquino
Nota: Charles Aquino
Acervo: Fotografia Monsenhor Hilton -   Centro Pastoral Monsenhor Hilton Gonçalves Sousa
Fotógrafo: Antônio Gomes

0 comentários:

Postar um comentário