sábado, fevereiro 16, 2019

BENIGNA CONSOLATRIX

A Itaunense-Bambuiense, Benigna Consolatrix Chagas Maia foi encontrada na porta do Hospital Manoel Gonçalves, em 1929 e, ao comemorar 90 anos no dia 10 de fevereiro de 2019, resgata o início de sua história em Itaúna.

Um conto de fadas da vida real! Uma menina é encontrada, em fevereiro de 1929, dentro de um cesto na porta da antiga Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, em Itaúna. Tudo que havia dentro do cesto era um bilhete com os dizeres; “quero que minha filha se chame Benigna Consolatrix”. Do Latim antigo, “Suave Conforto”, ou do Bíblico, “O Bem que Conforta”.

A família Chagas, originária de Bambuí, no oeste mineiro, paciente no Hospital de Itaúna, prontamente adota a frágil criança que passa a viver naquela cidade sob o nome de Benigna Consolatrix Chagas, respeitando o pedido sôfrego traçado nas linhas daquele bilhete, único objeto que estabelecia relação com a verdadeira origem do bebê.

Ainda em Itaúna, na antiga capela da hoje em ruínas Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, Benigna Consolatrix foi batizada, tendo como padrinhos o Dr. Dario Gonçalves de Souza, importante cidadão itaunense e patrono da Unidade SESI do município, que recebe seu nome, e como madrinha sua esposa, D. Judith Camardel Gonçalves, de tradicional família da capital mineira, como registrado em seu batistério. Seu enxoval de batismo foi o mesmo utilizado pelo filho de Dr. Dario, cuja veste Benigna Consolatriz ainda possui. Foi batizada às pressas, já que todos imaginaram que não sobreviveria.



Por volta de seus seis anos de idade, uma mulher, vinda de Itaúna, chega a Bambuí, acompanhada de outra criança de cerca de 4 anos, procurando por Benigna Consolatrix. A menina é encontrada e uma foto é feita, por um lambe-lambe da praça da cidade, onde as duas meninas aparecem lado a lado (imagem abaixo e anexo). Suspeita-se tratar-se da mãe biológica de Benigna e, porventura, que aquela outra criança fosse sua irmã.

Benigna Consolatrix, agora também Chagas, viveu, cresceu e se casou em Bambuí com Aníbal Maia Filho, gerando 7 filhos e 8 netos em mais de 55 anos de matrimônio.

Para comemorar seus 90 anos, a serem completados no próximo dia 10 de fevereiro de 2019, Benigna Consolatrix Chagas Maia e sua família decidiram visitar a origem dessa história familiar de tanto amor e afeto. Será realizada uma missa comemorativa na Matriz de Sant’Ana, em Itaúna, na manhã do domingo, dia 10 de fevereiro, às 10h, assim como visita às ruínas e ao Hospital Manoel Gonçalves, onde a menina foi adotada e batizada.


Resgata-se a própria história de Benigna e da cidade, evidenciando personagens fundamentais para a constituição do próprio município de Itaúna, além da promoção e enaltecimento, como utilidade pública, do ato da adoção.




Referências:
Acervo e Texto:  Cléber Maia e família
Acervo: Professor Marco Elísio Chaves Coutinho (In Memoriam)
Fotografia do Hospital em ruínas: Charles Aquino
Organização para o Site/Blog: Charles Aquino
SD

0 comentários:

Postar um comentário