sábado, novembro 24, 2018

PONTE MONSENHOR HILTON


Os vereadores do município de Itaúna Alexandre Campos e Antônio de Miranda Silva solicitaram através de oficio ao Deputado Estadual Dirceu Ribeiro que apresentasse na Assembleia Legislativa um projeto de Lei para denominar a ponte sobre o Rio São João com o nome de Monsenhor Hilton Gonçalves de Sousa

Abaixo transcrita na integra o Projeto de Lei:

PROJETO DE LEI Nº 4.587/2017

Dá a denominação "Ponte Monsenhor Hilton" à via da MG 050, que está sobre o Rio São João, no município de Itaúna.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º – Fica denominado como "Ponte Monsenhor Hilton" a ponte que está sobre o Rio São João, no município de Itaúna.

Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 5 de setembro de 2017.

Deputado Dirceu Ribeiro – PHS

Vice-Líder do Governo

Justificação: Nascido em 31/12/1912, Monsenhor Hilton foi um menino brilhante, estudioso, inteligente, com destacado desempenho escolar. Em seus momentos de folga, trabalhava como Ajudante em Armazéns de familiares. Para a felicidade da família sentiu vocação para ser Padre, e em 1925 foi para Belo Horizonte estudar no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus.
Durante o período em BH, resolveu se ausentar do seminário e trabalhar como Professor, indo lecionar em Sete Lagoas. Neste período escreveu um livro intitulado “A Voz do Coração” que, à época, teve importante repercussão. Quando voltou a Itaúna lecionou na Escola Normal, atual Escola Estadual de Itaúna, taralhando com as disciplinas de Português e Matemática, onde era querido e visto como excelente profissional.
Em 1936, o jovem Hilton sentiu novamente o chamado de Deus e resolveu dedicar-se plenamente à igreja, sendo ordenado Padre em 1944 na sua amada cidade. Demonstrou amor, dinamismo e disponibilidade em seu serviço religioso, sendo muito querido e apreciado pelos fiéis.
Monsenhor Hilton teve grande participação política no município, principalmente na região do bairro Santanense, pois além de reivindicar melhorias locais, atuou de maneira incisiva, sendo um dos lideres, do movimento que tentou a independência administrativa daquela região, sendo até hoje muito lembrado e admirado por moradores daquela localidade.
Monsenhor Hilton, um cidadão destacado, daqueles que vieram para fazer diferença na vida de muitas pessoas ou no caso, de uma cidade inteira, foi importante para Itaúna, para os itaunenses e é merecedor desta singela homenagem que buscamos fazer a este grande homem.
É o clamor da eternização do nome deste eclesiástico pela população daquele município que faz jus a esta proposição.


O texto do projeto foi fruto de uma pesquisa do vereador Alexandre Campos e oficiado juntamente com o vereador Antônio de Miranda. A baixo podemos ver a promulgação da lei pelo Governador Fernando Pimentel:

LEI Nº 23.053, DE 25 DE JULHO DE 2018.

Dá denominação à ponte situada na MG-050 sobre o Rio São João, no Município de Itaúna.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte lei:

Art. 1º – Fica denominada Monsenhor Hilton a ponte situada na MG-050 sobre o Rio São João, no Município de Itaúna.

Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 25 de julho de 2018; 230º da Inconfidência Mineira e 197º da Independência do Brasil.

FERNANDO DAMATA PIMENTEL




Monsenhor Hilton Gonçalves de Sousa


Pesquisa e Texto: Alexandre Campos
Iniciativa no Legislativo Itaunense: Vereadores Alexandre Campos e Antônio de Miranda
Iniciativa no Legislativo Mineiro: Deputado Dirceu Ribeiro
Promulgação: Governador Fernando Pimentel
Fotografia e Organização: Charles Galvão
Acervo: Casa Paroquial Santanense / Antônio Gomes


0 comentários:

Postar um comentário