quinta-feira, novembro 15, 2018

APARECIDA EM ITAÚNA

1965



Padre José Ferreira Netto

Itaúna teve a grande honra de receber festivamente a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. No trevo de Divinópolis e Pará de Minas a imagem foi recebida pelos itaunenses em seus carros, que ultrapassava o número de cem.

No trevo de Santanense foi recebida pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas, tendo à frente o Exmo. Sr. Bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Serafim, Coronel José Geraldo e Comissão organizadora de Belo Horizonte.

No trevo de Itaúna foi recebida pelo Vigário, Comissão de Recepção, deputados Oscar Dias Corrêa e José Moreira, Vigário Geral Monsenhor Hilton Gonçalves de Souza, Tiro de Guerra 80, Colégios, Grupos Escolares, Irmandades, imensa massa humana e banda de música da polícia estadual.

Um artístico carro andor em forma de uma barca com pescadores dentro, foi ofertado pelos operários da Companhia Itaunense. Ao chegar da imagem milagrosa, realizou-se   uma oração nunca feita, todos acenderam as suas velas — um mar de luzes. Sirene de todas as indústrias apitaram, fogos, repiques dos sinos das igrejas, vivas e o hino Nacional pela banda militar.

Dom Macedo, Arcebispo auxiliar de Aparecida colocou a imagem em seu lugar no carro andor. Desde o trevo até a praça da matriz, foi um verdadeiro delírio da multidão.

Toda rua Silva Jardim e toda praça da matriz, foi feito um grande e artístico tapete de serragem colorida e flores. Foi uma obra maravilhosa, trabalho incansável e adorno dos moradores da rua e da praça.

Todas as partes foram ornamentadas com a bandeira de Itaúna. A Companhia de Tecidos Santanense fez toda iluminação elétrica da praça da matriz. Durante o trajeto de todas as casas, foram lançadas pétalas de flores sobre a imagem.

A chegada em frente à matriz foi um verdadeiro delírio e aclamação comoventes. Foi um instante de emoção para todos, provocando lágrimas. Num rico altar composto de mais de cem anjos estava preparado o trono para a imagem da Virgem.

O Vigário recebeu a imagem das mãos de Dom Macedo e a colocou em seu trono. Em nome da cidade, saudou à Virgem Mãe, sr. Milton de Oliveira Penido, prefeito municipal, Dona Nívia Santiago dos Santos em nome das mães e Cidélia Antunes Gonçalves em nome das crianças, ofertando a imagem um ramalhete de flores.

Em seguida falou o Sr. Arcebispo Dom Macedo, o condutor da imagem, dizendo que ficou maravilhado com tal e tão deslumbrante recepção. Iniciou-se logo a santa missa celebrada por Dom Serafim Fernandes de Araújo, que no Evangelho fez uma belíssima homília.

Durante a noite os fiéis numa imensa fila, desfilaram diante da milagrosa imagem deixando cada um o seu ósculo de amor filéo à mãe de Deus e nossa mãe.

Mantivera a imagem os soldados do Tiro de Guerra da cidade. A meia noite Dom Macedo celebrou a missa. Foi enorme o número de comunhões. Três sacerdotes auxiliando na distribuição. Seguiram-se outras missas durante à noite de sacerdotes de fora.

A praça da matriz ficou movimentada de povo durante a noite até ao sair da imagem. A última missa foi celebrada às 7 horas. Às 8 horas a imagem foi levada para frente da matriz, numerosos fiéis aguardavam na praça para receber a benção de despedida da imagem.

Dom Macedo dirigiu à multidão as suas últimas palestras e lançou com a imagem da Virgem a benção de despedida. As lágrimas rolaram nas faces de todos, saudosos pela partida.

Grande fila de automóvel esperavam o desfile da saída. Debaixo de aclamações o séquito percorreu toda praça da matriz, deixando atrás de si, as saudades da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida que se foi. O donativo oferecido pela paróquia de Sant’ Ana foi de um (1) milhão de cruzeiros.



Manto doado pela princesa Isabel em 1868 para agradecer graça alcançada.


Hóstia Santa Imaculada / Memórias Sonoras e Afetivas

 REFERÊNCIAS:

Livro Tombo II: Paróquia de Sant’Anna de Itaúna –  1948 a 1992, p. 75r, 75v, 76r, 76v.
Acervo Blog:  Nossa Mãe Padroeira. Disponível em: Virgem Mãe Aparecida
Acervo Grupo: Príncipe D. Bertrand de Órleans e Bragança – Família Real Brasileira. Disponível em: Facebook
Pesquisa e Organização: Charles Aquino.
Texto: Padre José Ferreira Netto (In memoriam)

0 comentários:

Postar um comentário