domingo, novembro 18, 2018

UM TIPO INESQUECÍVEL

Chamava-se Nelsino. Negro, forte e de porte elegante. Devia ser descendente direto de algum rei ioruba ou de algum Soba africano. Casado, pai de dois ou três filhos. Não me lembro ao certo. Sua mulher, também negra, trazia uma elegância nata, herdada de alguma estirpe nobre de além do Atlântico.
Ele era motorista de caminhão. Um motorista diferente, de um caminhão inglês. Um caminhão de sangue azul para um motorista idem.
Lembro-me bem do Nelsino. Empregado da cooperativa velha, cabia a ele a tarefa diária de transportar o leite ordenhado em Itaúna para Belo Horizonte. Em um caminhão único. Lembro-me da marca: LEILAND.
Estampada no cofre do motor com os dizeres: "El Camion inglês LEILAND ". O veículo era da cor verde, um verde discreto como convinha a um caminhão parrudo e circunspecto. Súdito da rainha.
Nelsino não deixava por menos. Tinha o porte de um nobre Zulu. De jaqueta azul e calça cáqui, passava sempre na porta de nossa casa a caminho da sua. Para completar a nobreza de porte e a elegância, fumava cachimbo. Algo raro até entre muitos daquela época. Creio que era o único na cidade a degustar o tabaco dessa forma, em largas baforadas. Como um inglês.
Soube recentemente que os filhos herdaram a elegância tanto do pai quanto da mãe. Bem-postos na vida, honram a bela herança de caráter que receberam. Saibam que tive na figura do Nelsino, o meu tipo INESQUECÍVEL!

NOTA: Jussara, tomei a liberdade de enviar para o Charles para ele postar no blog. Abaixo, o recado que mandei para ele:
Charles, como eu suspeitei, a Jussara, diretora do Colégio Estadual em Itaúna é filha do Nelsino, uma figura inesquecível. Sobrinha do Joaquim Procópio, o maior Capitão de Congado que a cidade já teve. Recomendo a você bater um papo com ela. Tem uma história riquíssima. Vale a pena pesquisar. Se for necessário eu escrevo.
Um grande abraço e um beijo no Gabriel.
Urtigão*



 *Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 05/11/2017.

Acervo: Shorpy

0 comentários:

Postar um comentário