sábado, novembro 24, 2018

VIADUTO GUARACY


Os vereadores do município de Itaúna Alexandre Campos e Antônio de Miranda Silva, solicitaram através de oficio ao Deputado Estadual Dirceu Ribeiro que apresentasse na Assembleia Legislativa um projeto de Lei para denominar o viaduto em cima da Avenida Silva Jardim, dando a ele o nome do nobre itaunense Dr. Guaracy de Castro Nogueira. Abaixo transcrita na integra o Projeto de Lei:

PROJETO DE LEI Nº 4.588/2017

Dá a denominação de "Viaduto Dr. Guaracy de Castro Nogueira" à via MG 050, sobre a rua Silva Jardim, no município de Itaúna. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica denominado como "Viaduto Dr. Guaracy de Castro Nogueira" a via MG 050, no município de Itaúna, sobre a Rua Silva Jardim.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 5 de setembro de 2017.

Deputado Dirceu Ribeiro – PHS
Vice-Líder do Governo

Justificação: O Dr. Guaracy é o primeiro filho do casal Guarany Nogueira e Maria de Castro Nogueira, nascido em 02 de dezembro de 1927, na cidade de Itaúna. Advogado, professor, empresário e político, casado com a Sra. Yvette Gonçalves Nogueira, teve seis filhos e nove netos. Faleceu em sua querida terra no dia 17 de setembro de 2011. A atuação deste ilustre cidadão, com muita dignidade e afinco se dá no ramo empresarial, na Companhia Industrial Itaunense, empresa têxtil e siderúrgica, onde exerceu por 38 anos cargos executivos, chegando à Superintendência, foi membro de diversos órgãos de representação empresarial, como o Instituto Brasileiro de Siderurgia.

Também na área do Direito, foi Presidente da 34° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil por 34 anos. Na Educação, foi professor desde 1953, lecionando em estabelecimento de 2° grau, foi diretor da Escola Estadual de Itaúna. Cofundador da Universidade de Itaúna, sendo seu Reitor por 18 anos, ministrou aulas no Curso de Direito, Engenharia e Economia. Criador e Presidente da Fundação Educacional Maria de Castro Nogueira. Fundou, ainda, três jornais na antiga Itaunense, Voz Operária, Avante e o Itaunense, além de ter sido Presidente da Rádio Clube de Itaúna por 20 anos, atuando como colaborador em vários jornais da cidade e região, seja com crônicas, artigos e etc.

Na Política, fez parte dos quadros dos partidos PSD e ARENA, foi Vereador mais votado na eleição de 1966, eleito Presidente da Câmara Municipal de Itaúna entre 1967-1970, foi Vice-Prefeito e Secretário de Educação da cidade.

Amante da história, estudou a fundo a história de Itaúna e do Centro Oeste Mineiro, pesquisando sobre troncos genealógicos que deram origem as famílias da região. Foi idealizador do projeto que deu origem ao livro “Centro Oeste História e Cultura”.

Participou de diversas instituições itaunenses, tendo destaque seu papel como Provedor da Casa de Caridade Manoel Gonçalves, Membro do Conselho de Administração do Orfanato São Vicente de Paula e da Granja Escola São José, foi sócio e Presidente do Rotary local.

Dr. Guaracy é um cidadão diferenciado, que veio para fazer diferença na vida de muitas pessoas, ou no caso, de uma cidade inteira. Foi importante para Itaúna, para Minas Gerais e para o Brasil. Foi um homem simples e merecedor desta homenagem que buscamos fazer a este importante, honrado, benemérito e ilustre Itaunense.

Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.

O texto do projeto foi fruto de uma pesquisa do vereador Alexandre Campos e oficiado juntamente com o vereador Antônio de Miranda. A baixo podemos ver a promulgação da lei pelo Governador Fernando Pimentel:

LEI Nº 23.054, DE 25 DE JULHO DE 2018.

Dá denominação ao viaduto situado na MG-050 sobre a Rua Silva Jardim, no Município de Itaúna.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte lei:
Art. 1º – Fica denominado Guaracy de Castro Nogueira o viaduto situado na MG-050 sobre a Rua Silva Jardim, no Município de Itaúna.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 25 de julho de 2018; 230º da Inconfidência Mineira e 197º da Independência do Brasil.
FERNANDO DAMATA PIMENTEL


Guaracy de Castro Nogueira

Iniciativa no Legislativo Itaunense: Vereadores Alexandre Campos e Antônio de Miranda
Iniciativa no Legislativo Mineiro: Deputado Dirceu Ribeiro
Pesquisa e Texto: Alexandre Campos
Promulgação: Governador Fernando Pimentel
Organização e Fotografia: Charles Aquino
Acervo: Guaracy de Castro Nogueira (In Memoriam)

0 comentários:

Postar um comentário