quinta-feira, novembro 15, 2018

NOTÁVEL EDUCADORA ITAUNENSE

Yedda de Paula Machado Borges é filha do Dr. Ovídio Nogueira Machado e de Zélia de Paula Machado, nasceu em Itaúna em 1º de janeiro de 1925, numa família de seis irmãos. Casada com o Dr. Lauro Carneiro Borges de tradicional família de Patos de Minas, teve uma infância tranquila em que passava parte do dia com seus tios e padrinhos — Tácito Nogueira de Faria e Raquel Nogueira. Esses parentes ajudaram a cria-la desde seu nascimento.

Tácito construiu uma bela casa em Itaúna que denominou “Villa Yedda”, cujo terreno localizava-se na rua Dr. José Gonçalves seguindo até à Capela do Rosário. Aos seis anos de idade, Yedda foi morar com seus tios no município mineiro de São Lourenço, conhecido como uma das mais belas estâncias hidrominerais, o qual, é parte do Circuito das Águas de Minas, na serra da Mantiqueira.

Fez o curso primário (quatro primeiras séries do ensino fundamental) em Itaúna, no Grupo Escolar Dr. Augusto Gonçalves. Foi aluna das educadoras dona Ivolina Gonçalves e de dona Neide Antunes de Morais.

Ao concluir o curso primário na cidade balneária, seus tios e padrinhos se mudaram para a capital mineira e Yedda para lá se transferiu para continuar seus estudos de segundo grau, preparando-se para ingressar a uma Universidade.

Desde cedo, provavelmente por influência de seu pai, o Dr. Ovídio, que além de médico era um grande matemático, dedicou-se ao estudo e ensino desta disciplina, o qual, acompanhou pelo resto da sua vida.

Ainda estudante em Belo Horizonte, o professor João Martins a indicara para ministrar aulas de matemática aos seus colegas   — fez curso de matemática na Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte - FAFI.

Terminados os estudos na capital, retornou a Itaúna e começou a lecionar matemática.  Durante muitos anos lecionou nas escolas Estadual de Itaúna, Colégio Santana, Colégio Comercial João de Cerqueira Lima e Colégio Estadual Judith Gonçalves.


Após seu matrimônio, residiu em São Paulo, Cuiabá e Londrina, lecionando em escolas locais. Retornando à Itaúna, no ano de 1965, preparou candidatos para o vestibular do curso de Ciências Econômicas de Divinópolis.

Yedda “lançou” aos seus alunos, a ideia de tentarem junto ao Governador MagalhãesPinto, a criação de uma Faculdade de Economia em Itaúna. Foi a partir dessa ideia, que seguiu um documento ao Governador do Estado, redigido por um dos candidatos.

Miguel Augusto Gonçalves que perfilhou a ideia e trabalhando com afinco, fundou, não uma só Faculdade, mas cinco, que constituíram a Universidade de Itaúna.

Já como aluna da Universidade, no curso de Filosofia, foi convidada para lecionar matemática na Faculdade de Ciências Econômicas da Mesma Universidade. Constantemente participava de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e até em Israel, onde participou de um curso de aperfeiçoamento pedagógico pela Universidade de Jerusalém.

Fez o curso de Filosofia Pura na Universidade de Itaúna, tendo sido designada a receber a Medalha de Ouro quando da 1º turma de formandos.  Foi diretora de Teatro infantil, quando apresentou várias peças, sendo agraciada com o troféu de melhor Diretora, recebendo em 1981 a comenda “Os Melhores do Ano” na área de ensino.
Foi membro da Lions Clube de Itaúna desde sua fundação em outubro de 1965 e Coordenadora Regional dos Clubes de Mães do Distrito LC-4 de Lions Internacional.
Grande mulher! Notável educadora!
Guaracy de Castro Nogueira

Zélia de Paula Machado e Dr. Ovídio Nogueira Machado

O AMOR PELA EDUCAÇÃO E A ARTE DE ENSINAR

No mês em que é comemorado o Dia dos Professores, em 15 de outubro, a FOLHA conta um pouco da história de uma das mais importantes educadoras da cidade, Yedda de Paula Machado Borges. Algumas décadas após sua aposentadoria, Dona Yedda avalia a atual situação da educação, em que as professoras têm que enfrentar o desafio de uma função dupla, a de formar academicamente e educar os alunos.

Questionada sobre a situação atual da educação, Dona Yedda afirma que vê o comportamento dos estudantes muito negativamente. Para ela, as transformações da sociedade - que valoriza a violência, especialmente os meios de comunicação - transferiram para os professores a responsabilidade não só de ensinar os conteúdos aos alunos, mas também de formá-los para a vida. Função que seria de responsabilidade dos pais, atarefados e sem tempo para dedicar aos filhos a atenção necessária para que os mesmos sejam pessoas de bem.


Jornal Folha do Povo

Yedda de Paula Machado Borges

NOTA: No dia 27 de abril deste ano de 2018, tivemos a rica e feliz oportunidade de conversar um pouco com essa ilustre educadora em sua residência.

Dona Yedda aos 93 anos de idade, ainda preserva uma postura meiga e um olhar de uma mulher forte.
Em seu apartamento, detalhe que nos chamou grande atenção, foi a sala de visitas.

Yedda preserva ainda os quadros de seu tio Tácito, sua mãe e obras de arte de seu ilustre irmão, o artista e professor Ahmés de Paula Machado.
Como não deveria de ser diferente, Dona Yedda nos forneceu importantes informações sobre a história de sua família e de nossa cidade.

Perguntamos qual a palavra definia sua personalidade e logo respondeu — CORAGEM!!!
Uma memorável tarde!!!




REFERÊNCIAS:
PESQUISA ,ORGANIZAÇÃO, ENTREVISTA: Charles Aquino
ACERVO: Itaúna Bons Tempos, Orgs. Hamilton Pereira, Alexandre Campos.
ACERVO E COLABORAÇÃO: Yedda de Paula Machado Borges
COLABORADOR: Albaniz Lúcio Guimares
FONTE: Revista Cidade de Itaúna, p. 36.
FOTOGRAFIAS: Charles Aquino
TEXTO 1: Guaracy de Castro Nogueira (In memoriam)
TEXTO 2: Jornal Folha do Povo, 2013. Disponível em: Jornal folha do Povo

0 comentários:

Postar um comentário