domingo, abril 08, 2018

GRANJA SÃO JOSÉ

 LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
GRANJA ESCOLA SÃO JOSÉ
18/09/1955

Padre José Ferreira Netto

Formando um grande préstito de automóveis foi a venerável Senhora Sant’Ana levada em carro triunfal até ao local onde será construído o abrigo para os menores abandonados. Celebrei a primeira missa debaixo de uma grande paineira, sendo erguido ali um artístico altar. Esta missa foi assistida além das autoridades locais, o representante do Secretário da Educação, todos meninos e dirigentes da Escola Caio Martins, banda de música “Santa Cecília” e os soldados do Tiro de Guerra 80.

A missa foi   acolitada pelo Revmo. Padre Sílvio Rodrigues Silva, vigário de Maravilhas. Terminada a missa seguiu-se a benção da pedra fundamental da obra. O Vigário dirigiu sua palavra dizendo que era uma obra que fora sempre o seu sonho dourado. Esta obra seria aquela de que nos fala o Evangelho, “que os passarinhos encontrariam o abrigo em seus ramos e o alimento de seus frutos”, assim encontrariam os menores abandonados a casa para morar e o meio para se sustentar.

A área do terreno da Granja é de 12 alqueires, doação generosa de Dona Maria das Dores Campos, viúva do sr. Arthur Contagem Vilaça. Foi uma doação mais elevada que a Granja recebeu, pois, os demais fazendeiros nada deram. Esperamos no ano próximo iniciar esta grande obra que constará de 10 pavilhões com 30 meninos em cada um deles.
  
GRANJA ESCOLA SÃO JOSÉ

Stella Máximo

Dia 18 de setembro passado comemorando o aniversário sacerdotal de nosso querido vigário, foi lançada a pedra fundamental da Granja Escola São José. As 9 horas da manhã, saiu da matriz de Santana, a imagem da Padroeira, acompanhada de todos automóveis de aluguel e particulares, de caminhões e caminhonetes da cidade. Foi um espetáculo que emocionou os nossos corações.
No terreno bondosamente doado por dona Durica, debaixo de uma paineira, foi rezada a missa por intenção e por alma de seu saudoso esposo.

Durante a missa fez se ouvir o coro da Escola “Caio Martins”. Como era edificante ouvir aqueles meninos cantando! Os nossos olhos ficaram rasos de lágrimas ao pensar que com a ajuda de Deus e a generosidade do povo de nossa terra, muito já ouviremos os nossos meninos também entoando hinos à Virgem, como fizeram os seus colegas de Caio Martins! …

Era grande o número de pessoas no local, destacando se entre a presença do sr. Prefeito Municipal, dr. Milton de Oliveira Penido, do representante do DD. Secretário da Educação, do dr. William Leão presidente da Câmara de Vereadores, que um belo discurso saudou os presentes, do dr. Guaracy Nogueira, diretor da Escola Normal, do Revmo. Pe. Pedro, diretor do Ginásio Santana, chefiada pela exma. sra. d. Márcia Almeida, esposa e representante do Deputado cel. Manoel Almeida de d. Maria Célia diretora da Escola Normal também de Caio Martins, do representante do Major Azuir Piedade Gavião, do sargento Geraldo Rodrigues Costa, acompanhando do Tiro de Guerra 80, e etc.

Ao Evangelho, fez o nosso vigário um breve sermão falando sobre a obra que se inicia, enaltecendo a figura de d. Maria das Dores de Oliveira e do saudoso cel. Arthur Contagem Vilaça, seu esposo. Ao lançamento da pedra fundamental, falou o dr. Guaracy Nogueira, historiando a Campanha do Menor Abandonado de nossa terra, como nasceu a ideia, como se projetou e o que se tem feito. Terminou concitando o povo para se unir, dando um lar ao Pequeno Abandonado de Itaúna.

Falou em seguida o menino Jonas Batista, da Escola Caio Martins, saudando aos itaunenses e dizendo o que é a sua Escola, como se sente lá dentro, o que foi e o que é. Dona Célia num brilhante improviso, desejou felicidades à escola que se inicia e disse do valor destas escolas, ela que labuta neste setor, que é do menor abandonado.

Em nome do cel. Manoel de Almeida, homem extraordinário, que tem dado toda sua energia, todo seu trabalho, toda sua boa vontade, todo seu esforço ao amparo do menor abandonado, falou sua esposa d. Marcia Almeida. 

Infelizmente não conhecemos pessoalmente ao cel. Almeida, mas para admirá-lo e querer-lhe bem, basta que se vá a Escola Caio Martins, em Esmeraldas e veja sua obra. Um professor daquela Escola não recebe um elogio sem trazer à baila o nome do coronel. Foi oferecido a caravana em almoço na cantina do Grupo Escolar dr. Augusto Gonçalves.

Queremos agradecer de todo o coração, a felicidade e o apoio que nos trouxe os nossos amigos de Caio Martins. Agradecimento extensivo a todo itaunense que, a pesar da distância, compareceu dando sua solidariedade e sua compreensão.

Avante itaunenses, a obra está começada! Unamo-nos em torno de nosso vigário, sigamos o exemplo de d. Dorica e façamos uma Instituição à altura de Itaúna, esta querida terra de Santana! Contamos com o apoio e a boa vontade de todos, como disse o dr. Guaracy: “Muito dos que tem muito e pouco dos que tem menos”.


1) Dr. Geraldo Rios, 2) Pe. José Netto, 3) Dr. Milton Penido, 4) Pe. Sílvio Rodrigues, 5) Dr. Antônio Coutinho


Nota: O Crucifixo que está nas mãos do Pe. Sílvio Rodrigues, vigário de Maravilhas, hoje encontra-se exatamente no meio do altar-mor da igreja Matriz de Sant’Ana.



Referências: 
Fonte: Jornal Folha do Oeste, nº 160, Itaúna, 9 de outubro 1955, p.1,2.
Fonte: Livro Tombo II (1948 a 1992). Paróquia Sant’Ana de Itaúna, fl. 44 r.
Acervo fotográfico Pe. José Netto e outros: Instituto Cultural Maria Castro Nogueira:  Guaracy de Castro Nogueira (In memoriam) e Patrícia Gonçalves Nogueira.
Acervo fotográfico da construção:  Mário Cabanelas
Pesquisa: Charles Aquino
Organização: Charles Aquino
Colaboração: Paróquia Sant’Ana de Itaúna. Disponível em http://www.paroquiadesantana.com.br/site/ 



0 comentários:

Postar um comentário