quinta-feira, novembro 14, 2019

REPUBLICANOS EM ITAÚNA

REPÚBLICA
Itaúna, foi dos primeiros lugares em Minas que se manifestou republicano e, pela ocasião da proclamação da República, talvez o único que não tivesse um monarquista sequer. O entusiasmo chegava a tal ponto, que em 1885, em plena vigência da Monarquia, o tenente – coronel Zacharias Ribeiro de Camargos denominava “REPÚBLICA” a sua fazenda e Aureliano Nogueira Machado, diretor da banda de música local, escrevia no lombo, a letras garrafais, a frase — “VIVA A REPÚBLICA!!”

A 21 de Abril de 1889, o Dr. Augusto Gonçalves, Manoel Gonçalves, Francisco Manoel Franco, João Dornas dos Santos, Josias Nogueira Machado, João de Araújo Santiago, Cassiano Dornas dos Santos e outros, fundara, o “CLUB REPUBLICANO 21 DE ABRIL” filiado ao Centro Republicano de Ouro Preto.

E quando chegou a Sant'Ana a notícia da proclamação, grandes festas se realizaram, de regozijo pelo grande acontecimento. Contam que o ardoroso republicano Cassiano Dornas dos Santos sacou o paletó e fez de tapete para o burro que conduzia as malas do Correio, que nesse tempo vinha do Bonfim ... E tal foi a alegria com que o povo cercou o comboio do Correio, que o estafeta, sem saber o motivo de tanto delírio, pensou se tratasse de agressão à sua pessoa ...

Na noite de 20 de novembro promoveram uma grande passeata cívica, em que havia um andor enfeitado com as cores da bandeira e sobre o qual uma filhinha de Arthur de Mattos se ostentava, vestida de República. Esse andor serviu, também, no mesmo dia, para conduzir uma parteira velha e trôpega, que não podia atender a um chamado com a necessária urgência ... O “Club Republicano 21 de Abril” foi dos primeiros em Minas gerais.



FONTE: FILHO, João Dornas. Itaúna: Contribuição para a História do Município. Belo Horizonte. 1936, p.33-34.
FOTOGRAFIA ORIGINAL: Wikipédia
ACERVO:https://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca 
PESQUISA, ORGANIZAÇÃO E ARTE: Charles Aquino