terça-feira, agosto 29, 2017

EMPRESA IRMÃOS LARA

(clicar na imagem)

São 10 causos sobre a história dos Irmãos Lara, empresa de ônibus que antecedeu a Viação Itaúna na linha de Itaúna a Belo Horizonte (registro 1029 no DEER/MG):
 1. Sebastião Lara, o Tiãozinho Lara, figura conhecida em Itaúna, é filho do Sebastião de Morais Lara, um dos proprietários da Empresa Irmãos Lara, detentora da linha até 1960. Francisco (Chiquito), Paulo, Geraldo (Batista), José (Tiduca ou Duca Lara) e Teodoro de Morais Lara eram irmãos e sócios.
 2. Ainda como sócios da empresa de ônibus os irmãos Lara adquiriram dois caminhões que puxavam lenha de Mateus Leme a Belo Horizonte, um táxi e um posto de combustíveis em sociedade com os primos Lara Rezende, em Betim.
 3. Os Lara Rezende eram proprietários da linha de Betim a Belo Horizonte antes da Viação Santa Edwiges.
 4. Teodoro (mecânico) e Batista (motorista) gostavam mesmo de puxar lenha nos caminhões.
 5. Antes de 1960 os Irmãos Lara também adquiriram o direito de explorar a linha de Santanense ao Centro.
6. Após a venda da linha de Itaúna, Tiãozinho e Chiquito Lara adquiriram uma fazenda de 65 hectares na região de Angicos. As propriedades rurais pertencem à família até hoje.
7. Ao embarcar no ponto então na Praça Dr. Augusto Gonçalves, os passageiros ficavam satisfeitos ao saber que Tiãozinho seria o motorista pela viagem. Ele era elogia pela ao volante das empoeiradas jardineiras.
8. A empresa Irmãos Lara possuía uma frota de seis ou sete jardineiras, atenta a memória de Tiãozinho. Todas modelos Chevrolet.
 9. As jardineiras faziam paradas em Mateus Leme e em Francelinos (Juatuba). Um horário buscava leite numa fazenda de um primo em Juatuba.
 10. A maior dificuldade na viagem de Itaúna a BH era superar as curvas e o cascalho da estrada do Morro Grande (região do atual pedágio). A MG-050 só viria a ser asfaltada em 1967.


Referências:
Pesquisa: Bruno Freitas
Organização: Charles Aquino
Fotografia: Jornal Folha do Oeste, 1950.
Acervo:  Instituto Cultural Maria Castro Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário