quinta-feira, agosto 31, 2017

CHORADEIRA NA PASSAGEM DE NÍVEL


No final dos anos cinquenta e até meados da década de sessenta, a cerveja preferida dos itaunenses era a Brahma. Vinha do Rio de Janeiro em caminhões. A Antártica, fabricada na av. Oiapoque, onde se localiza o Shopping Oi em Belo Horizonte, era muito ruim.
Tinha o nome de "Portuguesa" e fora lançada em homenagem ao presidente português Craveiro Lopes, por ocasião de sua visita ao Brasil. Além de ruim, era engarrafada em "cascos verdes”. Um pecado para os bons bebedores.
O caminhão da Brahma era aguardado com ansiedade. Mais ainda: era véspera de carnaval e o líquido dourado não podia faltar.
Apareciam cervejas estranhas. Uma feita em Juiz de Fora, de nome Weiss Export, mais parecia uma água de batata. Apareceu também a Serramalte, hoje ressuscitada. Antártica boa, só as fabricadas em São Paulo e nunca apareciam na cidade.
O suspense era grande e o caminhão nunca que chegava. Os estoques nos bares e botequins estavam baixos. Os bebedores faziam até promessa. Ficar sem beber uma semana em sacrifício, para que a cerveja não faltasse.
Numa tarde, o caminhão apontou lá pelas bandas da cooperativa nova. Um pouco mais, estava em Itaúna, descarregando no depósito dos Irmãos Guimarães.
Na passagem de nível, aconteceu o desastre. O trem da Rede apanhou o caminhão Chevrolet Brasil na traseira e o arrastou trilhos afora.
Tudo destroçado. Os engradados eram de madeira e as garrafas de vidro. Por sorte, nada aconteceu ao motorista. Da carga de cerveja, pouco ou quase nada restou. Uma tragédia.
A notícia se espalhou como rastilho de pólvora. Os amantes da bebida desceram a Silva Jardim em cortejo. Foram chorar " in loco" a catástrofe. A saída foi amargar a "Portuguesa", engarrafada na beira do ribeirão Arrudas. Ou então, beber Cuba Libre, Hi Fi ou Gin Tônica. Carnaval sem bebida, nem pensar.


*Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Causo verídico enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 30/08/2017.
Acervo: Shorpy


0 comentários:

Postar um comentário