quarta-feira, janeiro 10, 2024

VISITA DO CARDEAL MOTTA

 ESCOLA NORMAL DE ITAÚNA - 1946

Dia 4 de maio, sábado, recebemos de Belo Horizonte comunicação de que no dia seguinte chegaria aqui em nossa paróquia o excelentíssimo senhor cardeal de São Paulo, o primeiro cardeal mineiro e o primeiro do segundo cardinalato no Brasil. Procedente de Itajubá recebemos o honroso telegrama de Dom Carlos Vasconcelos Motta comunicando a sua vinda a esta cidade. Desde que aqui cheguei em 1943, foi me prometida uma visita deste meu grande e íntimo amigo, a quem tanto devo.

Não posso transcrever aqui o júbilo imenso que senti e comigo os meus caros paroquianos. Foi a primeira paróquia da Arquidiocese de Belo Horizonte, que sua Eminencia visitou depois que recebeu a púrpura cardinalícia. Foi a maior honra que Itaúna já recebeu através de seus anos. D. Carlos tendo um carinho muito especial para esta terra, como tem aqui um coração que o ama com amor filialque o quer como o seu maior amigo, desde os saudosos anos de seminário, o humilde vigário desta terra.

A cidade se encheu de contentamento e movimento. Raiou o dia 5 de maio de 1946, a pequena estação da Rede Mineira de Viação, estava repleta. Prefeito Municipal Dr. Lincoln Nogueira, Juiz de Direito e Cooperador, Pe. José Mariano, Banda de música, alunos de Ginásio e Academia de Comércio Santana, Escola Normal, Grupo Escolar, Associação religiosa da paróquia e grande massa popular.

As 8 horas e 15 minutos, entrou na grande na grande estação local, o trem que conduzia em carro especial o Exmo. D. Carlos. Palmas e vivas cobriram o ar festivo da cidade. Todos ansiosos para ver o nosso querido Cardeal Motta. Recebido no carro pelo vigário e autoridades, foi levado da porta da estação à praça. Foram momentos de delírio.

Saudou em nome da cidade ao Cardeal o Exmo. Sr. Prefeito, depois agradeceu aquela manifestação e sua Eminencia, dizendo que foi de propósito que escolhera Itaúna para descer e ficar um pouco com este bom e querido povo, celebrando o santo sacrifício da missa. Era a primeira missa que celebrava na Arquidiocese de Belo Horizonte depois da recepção da púrpura cardinalíciaDisse também que Itaúna o prendia ainda por outros laços. Aqui no tempo de Padre Cornélio, hoje, Frei Paulo, Carmelita. [...]

Debaixo de calorosas palmas, terminou o seu agradecimento. Tomando o automóvel e seguido pelas autoridades e da grande massa popular, banda de música, seguiu rumo a matriz, [que] estava lindamente ornamentada. Celebrou sua eminência o Santo Sacrifício da missa, acompanhado pelo coro local.

Receberam todas as bênçãos do excelentíssimo prelado e em seguida foi levado para Escola Normalonde lhe foi oferecido um singelo banquete. As 3 horas da tarde o Sr. Exmo. Motta se despedia da cidade, seguido de automóvel para Belo Horizonte. Foi acompanhado do vigário e coadjutor e autoridades. O cortejo foi de 5 automóveis. Assim Itaúna recebeu [...].







REFERÊNCIAS:

Pesquisa e Organização: Charles Aquino

Apoio a pesquisa: Professor Luiz Mascarenhas

Livro do Tombo I da Paróquia de Sant'Ana de Itaúna -  15/09/1902 a 31/12/1947, páginas, 91r,91v,92r.
Fotografias do acervo iconográfico sob a guarda do APM - Arquivo Público Mineiro - (João Dornas Filho em companhia do Padre Carlos de Vasconcelos). Disponível em:  http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fotografico_docs/photo.php?lid=33967.

FGV – Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://fgv.br/CPDOC/BUSCA/arquivo-pessoal/JG/audiovisual/juscelino-kubitschek-e-outros-durante-solenidade. CPDOC -  O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil é a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas. Fotografia de Juscelino Kubitschek

Restauração da imagem e cor: Myheritage 

Acervo: Charles Aquino, Professor Marco Elísio (In Memoriam)

0 comentários:

Postar um comentário