Em 1985, o
Carnaval de Itaúna começou em meio a um cenário de mudanças políticas no
Brasil. Este foi um momento de transição, marcado pelo fim do regime militar e
pela restauração da democracia através da eleição de Tancredo Neves, embora
este tenha falecido tragicamente antes de assumir o cargo. Este período de
transformação deu início a um sentimento de libertação e rejuvenescimento
cultural, que ficou evidente nas vibrantes celebrações do Carnaval.
O objetivo
principal do evento, organizado pela ABESI e Prefeitura de Itaúna, foi comemorar a rica cultura e a antiga
tradição do Carnaval, ao mesmo tempo em que promovia um ambiente de alegria e
união. A multidão era composta por moradores e turistas, todos participando
avidamente das vibrantes celebrações do carnaval.
A comunicação
sobre o início do Carnaval de Itaúna foi apresentada de forma informativa,
utilizando uma linguagem concisa e direta. Ofereceu informações completas sobre
os principais eventos e atividades, incluindo o processo seletivo da Rainha,
Rei Momo e Passistas, além do envolvimento de blocos e escolas de samba. A
estrutura do texto seguiu uma sequência lógica, começando com uma introdução ao
evento e posteriormente fornecendo listas de participantes nos vários blocos.
O anúncio
transmitiu a mensagem implícita de que o Carnaval possuia imenso valor cultural
e social para a comunidade de Itaúna. Isso fica evidente na seleção de
representantes como a Rainha, Rei Momo e Passistas, bem como no envolvimento
ativo de blocos e escolas de samba, que mostraram os preparativos vibrantes e
entusiasmados que a cidade fez para esta ocasião festiva.
O início do
Carnaval de Itaúna em 1985 trouxe inúmeros resultados positivos. Do ponto de
vista social, promoveu a inclusão e o reforço dos laços comunitários. Em termos
culturais, apresentou e comemorou as variadas e vibrantes tradições do samba
local. A participação ativa de múltiplos grupos e a seleção criteriosa dos
representantes serviram como indícios de uma comunidade unida que se orgulha
dos seus costumes. O envolvimento de membros comunitários e regionais nas
bancas julgadoras, aliado à presença de blocos de samba e escolas, ressaltaram
o profundo engajamento da comunidade. O foco inabalável no samba, nos desfiles
e em outros espetáculos carnavalescos demonstrou um compromisso firme em honrar
a cultura local. Além disso, a inclusão de diversos grupos e a coroação de
Rainhas, Reis Momo e Passistas refletiram a celebração da diversidade e riqueza
cultural da festa.
Em contraste com
outras celebrações carnavalescas daquela época, o Carnaval de Itaúna se destacou
pela preservação de elementos tradicionais e comunitários, em oposição às
exibições mais extravagantes e comercializadas vistas em outros lugares. Esta
distinção pode ser vista como uma prova da sua força na defesa do património
cultural.
O início do
Carnaval de Itaúna em 1985 foi uma festa animada e comunitária que incorporou a
essência da cultura e tradição local durante uma era crucial de revitalização
política e cultural no Brasil. Através do envolvimento ativo da comunidade e de
um vasto leque de participantes, a ocasião sublinhou a importância do Carnaval
como plataforma de alegria, unidade e comemoração de diversas culturas. Viva o carnaval de Itaúna! Vida longa à
liberdade!
Neste sábado à
noite, em promoção da ABESI e Prefeitura de Itaúna, acontece a abertura oficial
do carnaval de 1985, com as escolhas das Rainha; Rei Momo e Passistas. Os
candidatos sertão julgados por dois júris; compostos de representantes da
comunidade e região. Os escolhidos desfilarão pelos blocos.
Participarão os
blocos e escolas de samba de Itaúna, em uma festa que deverá ser o carnaval de
nossa cidade, e o show contará com samba; desfiles e mulatas na passarela, além
de muitas atrações. Para todos os efeitos, apresentaremos os nomes dos
candidatos dos blocos que nos foram enviados:
BLOCOS |
RAINHAS |
REIS MOMO |
PASSISTAS |
Já Xegó |
Valéria Márcia de Oliveira |
Vitório Torres |
Andréia Soares, Ronaldo Soares |
Demorô |
Gislene |
|
Wilson José Isaías, Simone Aparecida de Souza,
Alvimar Aparecido de Souza e Sílvia Isaías de Souza |
Império da Vila |
Aparecida Castanheira Pimenta |
Mário José Donato Ramos |
Luís Amaro e Sônia Tomás de Aquino |
Referências:
Organização, arte e análise: Charles Aquino
Fonte: Folha
do Oeste, Ano XLI nº 1721, Itaúna, sexta-feira, 25 de janeiro de 1985. p.1.
Acervo:
ICMC - Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira
Acervo: O Paiz, 1º de fevereiro de 1910.
Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=178691_04&pagfis=492