sexta-feira, janeiro 26, 2024

REI MOMO 1985


Em 1985, o Carnaval de Itaúna começou em meio a um cenário de mudanças políticas no Brasil. Este foi um momento de transição, marcado pelo fim do regime militar e pela restauração da democracia através da eleição de Tancredo Neves, embora este tenha falecido tragicamente antes de assumir o cargo. Este período de transformação deu início a um sentimento de libertação e rejuvenescimento cultural, que ficou evidente nas vibrantes celebrações do Carnaval.

O objetivo principal do evento, organizado pela ABESI e Prefeitura de Itaúna, foi comemorar a rica cultura e a antiga tradição do Carnaval, ao mesmo tempo em que promovia um ambiente de alegria e união. A multidão era composta por moradores e turistas, todos participando avidamente das vibrantes celebrações do carnaval.

A comunicação sobre o início do Carnaval de Itaúna foi apresentada de forma informativa, utilizando uma linguagem concisa e direta. Ofereceu informações completas sobre os principais eventos e atividades, incluindo o processo seletivo da Rainha, Rei Momo e Passistas, além do envolvimento de blocos e escolas de samba. A estrutura do texto seguiu uma sequência lógica, começando com uma introdução ao evento e posteriormente fornecendo listas de participantes nos vários blocos.

O anúncio transmitiu a mensagem implícita de que o Carnaval possuia imenso valor cultural e social para a comunidade de Itaúna. Isso fica evidente na seleção de representantes como a Rainha, Rei Momo e Passistas, bem como no envolvimento ativo de blocos e escolas de samba, que mostraram os preparativos vibrantes e entusiasmados que a cidade fez para esta ocasião festiva.

O início do Carnaval de Itaúna em 1985 trouxe inúmeros resultados positivos. Do ponto de vista social, promoveu a inclusão e o reforço dos laços comunitários. Em termos culturais, apresentou e comemorou as variadas e vibrantes tradições do samba local. A participação ativa de múltiplos grupos e a seleção criteriosa dos representantes serviram como indícios de uma comunidade unida que se orgulha dos seus costumes. O envolvimento de membros comunitários e regionais nas bancas julgadoras, aliado à presença de blocos de samba e escolas, ressaltaram o profundo engajamento da comunidade. O foco inabalável no samba, nos desfiles e em outros espetáculos carnavalescos demonstrou um compromisso firme em honrar a cultura local. Além disso, a inclusão de diversos grupos e a coroação de Rainhas, Reis Momo e Passistas refletiram a celebração da diversidade e riqueza cultural da festa.

Em contraste com outras celebrações carnavalescas daquela época, o Carnaval de Itaúna se destacou pela preservação de elementos tradicionais e comunitários, em oposição às exibições mais extravagantes e comercializadas vistas em outros lugares. Esta distinção pode ser vista como uma prova da sua força na defesa do património cultural.

O início do Carnaval de Itaúna em 1985 foi uma festa animada e comunitária que incorporou a essência da cultura e tradição local durante uma era crucial de revitalização política e cultural no Brasil. Através do envolvimento ativo da comunidade e de um vasto leque de participantes, a ocasião sublinhou a importância do Carnaval como plataforma de alegria, unidade e comemoração de diversas culturas.  Viva o carnaval de Itaúna! Vida longa à liberdade!

 

ABERTURA DO CARNAVAL DE ITAÚNA 

Neste sábado à noite, em promoção da ABESI e Prefeitura de Itaúna, acontece a abertura oficial do carnaval de 1985, com as escolhas das Rainha; Rei Momo e Passistas. Os candidatos sertão julgados por dois júris; compostos de representantes da comunidade e região. Os escolhidos desfilarão pelos blocos.

Participarão os blocos e escolas de samba de Itaúna, em uma festa que deverá ser o carnaval de nossa cidade, e o show contará com samba; desfiles e mulatas na passarela, além de muitas atrações. Para todos os efeitos, apresentaremos os nomes dos candidatos dos blocos que nos foram enviados:

BLOCOS

RAINHAS

REIS MOMO

PASSISTAS

Já Xegó

Valéria Márcia de Oliveira

Vitório Torres

Andréia Soares,

 Ronaldo Soares

 

Demorô

Gislene

 

Wilson José Isaías, Simone Aparecida de Souza, Alvimar Aparecido de Souza e Sílvia Isaías de Souza

 

Império da Vila

Aparecida Castanheira Pimenta

Mário José Donato Ramos

Luís Amaro e Sônia Tomás de Aquino




Referências:

Organização,  arte e análise: Charles Aquino

Fonte: Folha do Oeste, Ano XLI nº 1721, Itaúna, sexta-feira, 25 de janeiro de 1985. p.1.

Acervo: ICMC - Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira

Acervo: O Paiz, 1º de fevereiro de 1910.

 Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=178691_04&pagfis=492

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