domingo, junho 26, 2022

BLOCO DOS CUECÕES

SUBSÍDIOS PARA HISTÓRIA DO CARNAVAL ITAUNENSE

DESFECHO HISTÓRICO D'OS CUECÕES

Em 1976 um pequeno agrupamento de amigos, resolveu organizar um bloco para desfilar pelo “BLOCO DOS FARRAPOS”, o qual deram o nome de “CUECÕES”, devido ao modelo de fantasia escolhida.

A fantasia se resumia em um cuecão listado de azul e branco, camisa social branca, gravata e chapéu de palha. Tinha com componentes os elementos: Vandão, Paulo, Antônio Albano, Jair (Didi), Joaquim (Didi cobal), Clésio e demais componentes.

Neste mesmo ano, surgiu o bloco dos “LANFRANHUDOS”, também tendo como objetivo desfilar pelo “BLOCO DOS FARRAPOS”. Tinha como fantasia um roupão branco que trazia entre vários desenhos a caricatura de cada componente, entre estes destacamos: Célio, José Augusto (Zéu), Ronaldo (Nem), Antônio Sérgio (Bolão), Gilmar (Gibú), José Barbosa, Luciano Jorge (o poeta) e demais componentes.

Já em 1977, houve a fusão dos blocos acima mencionado que passou a denominar-se “CUECÕES DOS LANFRANHUDOS “, que tinha por objetivo apenas participar de uma forma mais ativa do carnaval de Itaúna. Contávamos com uns quarenta elementos, onde o ideal era apenas curtir da melhor maneira possível o carnaval de 1977, uma vez que, não tínhamos nenhuma organização e muito menos uma bateria adequada.

Entusiasmados com o efeito de 1977, passamos a encarar de uma forma o carnaval de 1978, passando o bloco a denominar-se “D'OS CUECÕES”, devido a melhor originalidade do nome.

O objetivo maior estava incutido em nossas cabeças, o de se fazer um verdadeiro Bloco carnavalesco, e com ele as dificuldades, entre podemos citar a financeira como a principal pra dar início ao desenvolvimento do bloco, por isso lançamos mão de várias promoções, entre ela podemos destacar, rifas, emblemas em camisas com a finalidade de promover o nome do bloco, etc.

Em 1978 saímos realmente como um bloco carnavalesco. Ficamos surpresos com o grande número de componentes que desfilaram, pois não tínhamos feito nenhum controle, ou seja, a inscrição para sabermos realmente quantos foliões participaram. Em uma estatística feita pressupomos a participação de mais ou menos 350 figurantes.

Entusiasmados com a grande arrancada e tentando aprimorar ainda mais nosso bloco, passando a encarar o carnaval par 1979, fizemos várias promoções onde tentamos levantar alguma renda, entre estas podemos destacar a apresentação do time de futebol da AGAP de Belo Horizonte que enfrentou a seleção de Itaúna.

Com a renda adquirida, investimos em nosso bloco aprimorando e aumentando nossa bateria, procuramos melhorar ainda mais nossas alegorias, etc.

Apesar da grande indecisão a respeito do carnaval para 1979, nosso bloco não desanimou, o tecido para nossa fantasia já estava a venda, a diretoria se movimentava procurando avisar nossos componentes que se preparassem, pois os CUECÕES acreditavam na realização do nosso brilhante carnaval itaunense.

Este ano estamos desfilando com aproximadamente 300 componentes e nosso tema abordado é a Natureza letra composta pelo nosso poeta Luciano que cada ano que passa, vem aprimorando mais e mais nosso bloco. Queremos dizer que tudo que estamos apresentando é fruto de nosso próprio esforço, uma vez que não tivemos ajuda financeira direta de ninguém, tivemos sim, um grande apoio moral de todos, o que para nós, foi o suficiente para encararmos novamente a luta e colocarmos nosso bloco em desfile, tendo como objetivo o de abrilhantar ainda mais o carnaval de Itaúna. 

CARNAVAL 80 – ITAÚNA/MG

BLOCO D'OS CUECÕES 

Samba enredo do Bloco D'OS CUECÕES

Autor: Luciano Jorge

I

Os jardins – A nossa passarela.

Viemos cantar a natureza,

A nossa de todas a mais bela!

II

Oh! Que lindo azul,

Encontrando com o mar,

E praias tão brancas

Tão cheias de sol!...

III

Gira, Gira, girassol

Pro lado de lá

Vai mandar esse progresso

Para outro lugar

Sempre outro lugar

Sempre, sempre, sempre viva

Há de ficar

A nossa liberdade

De se respirar.

Samba, samba, samambaia

Quero ver sambar

Com as forças da natureza

Ninguém poderá ... 

___________________________________

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAÚNA

 

Carlos Roberto de Freitas, o Carlinhos da Prefeitura

“Fundador e presidente penta campeão do Bloco de Carnaval Cuecões.”


PROCESSO DE MOÇÃO 12/2019

MOÇÃO DE APLAUSOS

Autoria: Vereadora Otacília Barbosa


A Câmara Municipal de Itaúna, Estado de Minas Gerais, apresenta Moção de Aplausos ao Sr. Carlos Roberto de Freitas pelos 41 anos de serviço público com fiel dedicação, competência e compromisso na prestação de serviços ao município de Itaúna.

 

JUSTIFICATIVA 

Carlos Roberto de Freitas, o Carlinhos da Prefeitura, nascido e criado em Itaúna. Casou- se com Maria Cristina Pereira de Freitas, professora, com quem teve os filhos Ana Luiza Pereira de Freitas, urbanista e escritora fundadora da Academia Itaunense de Letras, e Victor Eduardo Pereira de Freitas, estudante da Escola Técnica SENAI [...].

Em sua vida pública, foi fundador da associação dos funcionários Publicos Municipais, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que presidiu por três anos, bem como presidiu também a Associação Comunitária dos bairros Pio Xll e Morro do Sol. Foi ainda diretor do Clube União e do Iate Clube Itaúna por dois mandatos, fundador e presidente penta campeão do Bloco de Carnaval Cuecões[...].

Por tudo isso, julgo conveniente, oportuno, justo e merecido que a Câmara Municipal de Itaúna preste uma homenagem ao Sr. Carlos Roberto de Freitas, com a aprovação desta MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO pelos 41 anos de trabalho público, competência e respeito junto ao nosso Município de Itaúna.  

________________________________________


O Osnofa e as boas lembranças do carnaval de Itaúna

“Tivemos os nossos Blocos de Carnaval na mais lúdica folia, na rua São Vicente, dois famosos Blocos de Carnaval da maior qualidade: os Terríveis e os Cuecões. Os diretores dos Cuecões, Bolão, Carlinhos da Prefeitura e Mestre Pimenta; em nome de todos os carnavalescos de Itaúna faço a minha homenagem ao Mestre Pimenta, vai gostar de carnaval assim no Rio de Janeiro, mais Hélio Panela, Flavinho, Cizil, Tilinho e Paulo Maçã de Peito”.

  

Referências:

Organização, arte e pesquisa: Charles Aquino – Historiador nº 343/MG

Texto, Acervo: Professor Marco Elísio

Apoio a pesquisa: Markinhos Crispim - Bibliotecário/Historiador 

Lembranças do Carnaval de Itaúna: Osnofa Silva  - Recanto das Letras

Fotografia Shorpy : meramente ilustrativa

Moção de Aplausos: Vereadora Otacília Barbosa – Câmara Municipal Itaúna. Disponível em: http://cmiserverip.hopto.org:8090/sapl/sapl_documentos/materia/454_texto_integral


0 comentários:

Postar um comentário