segunda-feira, junho 24, 2019

QUEM SOMOS NÓS ?!

Ramon MARRA*


Ao longo da nossa infância fomos moldados a imagem e semelhança do meio em que vivemos e dos nossos progenitores.

Assim, uma carga forte de tudo que veio dos nossos ancestrais, daquilo que permitimos receber ou desenvolvemos a partir dos estímulos do meio, são fortíssimos em cada um de nós.

Uma grande luta se travou ao longo da nossa formação até que moldados pela incapacidade de resistir nos tornamos personas deste comportamento.
Acontece que cada ser precisa se confortar com a interlocução interior para que haja um equilíbrio existencial.

E é nesse ponto que o embate, o sofrimento, a dor, a agonia, a indiferença, o medo, o rancor, o ódio, a timidez, a fraqueza, entre outros, tem levado o ser humano cada vez mais a acreditar na sua incapacidade de seguir adiante, lutando e vencendo os obstáculos.

Claro, há aqueles que superam tudo isso e desenvolvem resistências incríveis para suportar estas adversidades. Mas a que preço?

Hoje a psicologia tem sido um porto seguro para trabalhar o sujeito onde ele não consegue sozinho entender a si próprio e mais ainda, o que fazer para construir novas portas e janelas para o mundo.

Diante disso, podemos compreender o quanto muitos podem estar sofrendo por falta de recursos, ou até mesmo de informação. Vejo isso em minha caminhada existencial.
Percebo que há muitas demandas escondidas em nosso inconsciente e que são exploradas indiscriminadamente pelos contextos sociais. Muitas vezes até para se ter vantagens escusas.

Dizem que a humanidade caminha a passos largos.
Para onde?

Com que autoridade?

Com que objetivo?

Quem faz parte desta caminhada?

Qual o critério desta seleção?

Enquanto não somos capazes de responder quem somos nós dentro deste contexto, a tal humanidade, a passos largos vai manipulando de forma irreversível o que podemos ter de melhor: a vida que damos aos nossos anos.





*Pós-Graduação em Psicopedagogia
Organização: Charles Aquino
Acervo: Shopry

0 comentários:

Postar um comentário