COMPANHIA
INDUSTRIAL ITAUNENSE
Construído em 1961 para comemorar o marco de meio século da Companhia Industrial Itaunense, o Monumento aos Fundadores homenageia os pioneiros que embarcaram nesta aventura empreendedora em 1911. Ressaltando a importância deste marco histórico, a inscrição no chão exibe com orgulho as datas da sua criação e o jubiloso aniversário. Inspirando-se no movimento modernista, o projeto arquitetônico do monumento apresenta linhas limpas e planos elegantes, que lembram a estética predominante da época, exemplificada principalmente na construção de Brasília.
Em nítida justaposição à intrincada e multifacetada história e realizações da Companhia Industrial Itaunense ao longo de seu meio século de existência, uma modesta grade circunda a fachada do monumento. No lado direito, um pequeno jardim com arbustos combina perfeitamente o monumento com o seu ambiente natural, sublinhando a noção de que esta maravilha arquitetônica representa mais do que uma mera construção.
Serve como um emblema vibrante da notável viagem empreendida pela empresa e pelos seus fundadores visionários, à medida que triunfavam e faziam contribuições significativas para a comunidade local. Este monumento simboliza o legado duradouro e os princípios visionários dos fundadores da empresa, que continuam a servir como fonte de inspiração.
A
Companhia Industrial Itaunense foi fundada em 1º de maio de 1911, pelo Cel.
João de Cerqueira Lima, Cel. Antônio Pereira de Matos, Dr. Augusto Gonçalves de
Souza Moreira, Cel. Jove Soares Nogueira e demais acionistas.
Cel. João de Cerqueira Lima - Diretor Gerente
Cel. Antônio Pereira de Matos – Diretor Secretário, Dr. Augusto Gonçalves de Souza Moreira – Diretor Presidente, Cel. Jove Soares Nogueira – Conselheiro Fiscal
Referência:
Pesquisa e Organização: Charles Aquino
Fotografia: Charles Aquino
Acervo: Charles Aquino, Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho
Prefeitura Municipal de Itaúna: Relação de bens protegidos por tombamento