quinta-feira, outubro 12, 2017

SANTIAGO E OS CANÁRIOS


Itaúna era terra de Passarinheiros. Pássaros de rinha, tais como curiós, bicudos trinca-ferros, azulões e canários chapinha. Afrânio Santiago era entusiasta dos canários chapinha. Os canarinhos de Itaúna e redondezas eram muito bons de briga. Espécimes que viviam "escoteiros", donos de seus espaços e prontos a defendê-lo de qualquer invasor. Nas roças da cidade não apareciam canários de bando. Esses não se prestam para " arrelia". O bom canário vive só com sua fêmea. São fiéis no acasalamento e defendem com unha e bico o território onde vivem.
Presa fácil para os aficionados por brigas de rinha. Bastava levar um bom canário para o mato e deixa-lo na gaiola com alçapões armados. Assim que cantava, aparecia logo o dono do lugar. Engalfinhava com o forasteiro e logo caiam na armadilha. Da refrega, um dos dois saía lesado. Canário " afinado" na "chama" era difícil de ser recuperado. Precisava de boa fêmea e muito tempo para ser " esquentado". Alguns não se recuperavam nunca mais. Deixavam até de cantar.
Afrânio era solteirão e adorava “os chapinha”. Para quem não o conhecia, podia até ser tomado como maluco. Passava pelos conhecidos e resmungava: " botou!!!" Era sinal para os iniciados saberem que o casal de canários do viveiro tinha uma fêmea que botara ovos.
Dias depois, vinha novamente o Afrânio e dizia: " um ovo gorou, mas tirou dois filhotes. A fêmea está tratando direito. Vão vingar!!!.
Mais uma semana e lá vinha ele: " estão emplumando e não demoram a sair do ninho. Estou tratando com larvas de cupim. Estão sadios!!!!
Com um mês e novamente Afrânio Santiago: estão gurrichando. Tive sorte. Dois machos!!!
E assim ia levando a vida. Com sua linguagem peculiar de passarinheiro. Uma boa alma. Negociei muitos canários com ele. Inclusive um, corrido de briga que tinha bascuiado. Era bom cantador e cantava carretilha. Uma beleza.


Notas 

     Para quem não é daqueles tempos, um pequeno glossário: gurrichar: começar a ensaiar o canto. Típico de filhotes e fêmeas; bascuiar: diz-se do pássaro que não aguentou o canto do outro e perdeu o pique no duelo. O mesmo do que canário afinado.
A foto é meramente ilustrativa e os pássaros retratados são canários belga, roller, frisados parisienses e alguns psitacídeos, aves da família dos papagaios, araras e maritacas. Os da foto, inclusive o que está sendo acarinhado são exóticos, a maioria vindos da Austrália. Os canários retratados são de origem Europeia e aclimatados no Brasil há séculos. O chapinha, conhecido também como canário da terra ou canário cabeça de fogo são aves nativas no Brasil. Estiveram perto da extinção. Com a proibição das rinhas de briga e a vigilância do IBAMA, estão em franca recuperação. Para cria-los em cativeiro, faz-necessário a licença dos órgãos ambientais.


*Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Causo verídico enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 26/09/2017.
Acervo: Shorpy

0 comentários:

Postar um comentário