sexta-feira, dezembro 28, 2018

RIO FANTASIA (CINE POPULAR)

RIO FANTASIA – 1957

CINE POPULAR

Prop. Drumond & Marinho Ltda.

Trav. Artur C. Vilaça 61 - Fund. 1952 - Cinema - 1.401 lugs. Ap. 35 m/m

Func. diário - média anual 536 sessões - 112.447 espectadores


SINOPSE 
Três jovens músicos nordestinos (Trio Yrakitan) e a irmã de um deles (Eliana) vem tentar a sorte no Rio de Janeiro. Com bom humor e muita música eles enfrentam as dificuldades da cidade.

"Rio Fantasia" tem pelo menos duas grandes fantasias-musicais comandadas pelo maestro Lirio Panicalli. A primeira é o quadro descaradamente hollywoodiano de Eliana imitando Carmen Miranda cantando 'Baião' em inglês, que apareceu em 'Nancy goes to Rio' de 1950. Os trejeitos e a pronúncia de Eliana assemelham-se muito à de Miranda, inclusive com o 'caco' 'ca-room-pa-pa' que Carmen 'inventou' para os intervalos da música de Humberto Teixeira.

O ambiente da pensão onde Lia e os três rapazes do Trio Yrakitan se hospedam é francamente chegado a uma Broadway, pois, de-repente, quase do nada, alguem resolve cantar e já aparece um piano em rodinhas sendo empurrado para a sala principal.

Os rapazes do Trio empunham seus instrumentos de percussão e 'the show is on the road' como se fosse um antigo musical da MGM dos tempos do 'Andy Hardy' com Judy Garland e Mickey Rooney. A dona da pensão é a 'stage manager' [diretora de palco] e uma das senhoras pensionistas toma comando do piano.

 A fantasia-musical 'Rio' encenada no final é quasi-ufanista e apoteótica. A gente tem a impressão de que todo o mundo gosta do Rio... e que a cidade-maravilhosa é a coisa mais linda do mundo. 'Rio Fantasia' pode não ser uma obra-prima, mas é muito gostoso de se ver e ouvir.

ELENCO:
Eliana [Lia]
John Hebert [Carlos]
Trio Yrakitan - Edinho, João e Gil
Renato Murce
Catalano
Zezé Macedo
Madame Lou
Rosa Sandrini
Helba Nogueira
Oswaldo Louzada
Ely Augusto
Inah Malagutti
Francisco Moreno
Turco Fernandinho
Luiz Almeida
Ventura Ferreira
Alvaro Costa
Margarida Rumões
Jairo Argileu
Arlindo Duarte
Francisco Santori
Francisco Ciciliano
Mario Loureiro
Flora Almeida
Terezinha Magalhães





Referências:
Parte do texto retirado do site: Braziliancinema 1950s
Acervo: Professor Marco Elísio Chaves Coutinho, Charles Aquino
Acervo; Fotos disponíveis da internet
Acervo: Professor Giovanni Vinícius
Fotografia: Charles Aquino