sábado, dezembro 22, 2018

CARNAVAL NO FOGO (CINE REX)



Carnaval no Fogo inaugurou o modelo de comédia musical carnavalesca das chanchadas da Atlântida. No enredo, um gangster chega ao Copacabana Palace para atuar com seus cúmplices, disfarçados numa banda, durante o carnaval do Rio. A conversa do grupo é ouvida por dois empregados, que previnem o seu chefe, acreditando que realmente se está preparando algum grande golpe. Segue-se uma série de confusões, antes que a banda seja presa e que o espetáculo possa continuar normalmente.
O destaque do filme está na paródia da clássica cena do balcão de Romeu e Julieta. Romeu (Oscarito) e Julieta (Grande Othelo) são os dois empregados pobres e pouco educados, que ensaiam aquela cena para ver se conseguem convencer um diretor de teatro a contratar a personagem representada por Oscarito. Estréia no cinema do ator José Lewgoy.


Ficha Técnica

Ano: 1949
Direção: Watson Macedo
Roteirista: Alinor Azevedo e Anselmo Duarte
Elenco: - Grande Othelo, Oscarito, Modesto de Souza, Eliana, Marina, Anselmo Duarte, Adelaide Chiozzo, Rocyr Silveira, Jece Valadão, Marion, Geraldo Gamboa, Francisco Dantas, Wilson Grey, Navarro de Andrade, José Lewgoy, Dircinha Batista, Cuquita Carballo, Francisco Carlos, César de Alencar, Júlio Fabry, Janime Ferreira, Regina Flores, Itala Fortuna, Tony França, Jorge Goulart, Virgínia Lane, Bene Nunes, Elvira Pagã, Teresinha Pontes, Márcia Real, Ruy Rey e Juliana Yanakiewa.
Gênero: Comédia Musical
Produção: Atlântida Cinematográfica Ltda
Personagem:  Empregado do hotel / Julieta (Grande Othelo)

Notas
A tragédia que abalou a vida de Othelo - sua mulher Lúcia Maria matou o filho de seis anos de idade, que Grande Othelo apelidou de Chuvisco, e se suicidou, aconteceu no período da filmagem de Carnaval no Fogo. Mas Othelo se recusou a prejudicar as filmagens e foi para o estúdio, muito abalado, rodar a famosa cena com Oscarito. Grande Othelo levou muito tempo para ter coragem de ver a fita e só assistiu à cena quase trinta anos depois.





Referências:
Organização: Charles Aquino
Acervo: Jornal Folha do Oeste, 1954. Prof. Marco Elísio, Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira, Charles Aquino.


0 comentários:

Postar um comentário