quarta-feira, dezembro 26, 2018

ASSIM QUE ELAS GOSTAM (CINE REX)

ASSIM É QUE ELAS GOSTAM (1942)
(The male animal)

SINOPSE
O professor de inglês da Universidade de Midwestern, Tommy Turner, louco por futebol, e sua esposa Ellen, recebem em sua casa o reitor Fredrick Damon e sua esposa Blanche, bem como, o administrador Ed Keller e sua esposa Myrtle. Pouco antes do jantar, Damon informa a Tommy e à Ellen, que o aluno Michael Barnes, namorado de uma irmã de Ellen, Patricia Stanley, escreveu um editorial criticando os fascistas e afirmando que Tommy era o único professor da Universidade interessado na liberdade de expressão. No editorial, Michael menciona que na segunda feira, durante a aula, Tommy irá ler uma carta escrita por Bartolomeo Vanzetti, um anarquista executado em 1927, ao lado de Nicola Sacco. Damon e Ellen mostram-se preocupados com a possibilidade de Tommy vir a ser considerado comunista e demitido da Universidade. O professor, no entanto, não entende por que ele não deva ler a tal carta para sua classe.
Mais tarde, o famoso ex-jogador de futebol, Joe Ferguson, que no passado fora namorado de Ellen, chega com flores para festejar seu aniversário, que Tommy havia esquecido, ocasião em que comenta que está se divorciando. Por outro lado, antes de sair, Keller expressa seu horror quanto à possibilidade de Tommy expor seus alunos a algo anti-americano. Em seguida, ao observar sua esposa dançando com Joe, ele se mostra altamente enciumado. O ex-jogador os convida para jantarem juntos. Tommy alega doença e incentiva Ellen a aceitar o convite. Embora não deseje se casar, Joe se sente obrigado a aceitá-la se ela deixar o marido.
Na manhã de segunda feira, antes de saírem para a Universidade, Ellen anuncia seus planos para viver com Joe, deixando Tommy arrasado. Uma vez lá, diante de uma enorme multidão, ele faz um discurso apaixonado em favor da livre troca de ideias e da liberdade de expressão e, em seguida, lê a carta apolítica de Vanzetti. Profundamente impressionada com o brilhante comportamento do marido, elogiado por todos, Ellen se reconcilia com ele. Por outro lado, sentindo-se livre de seu compromisso para com ela, Joe planeja voltar para sua esposa.

FICHA TÉCNICA
Outros Títulos:    L'uomo questo dominatore (Itália)
El macho (Espanha)
Tú eres mi hombre (México)
Thema: Der mann (Alemanha)
Sydämet harhateillä (Finlândia)
Än lever Adam (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero:      Comédia Romântica
Direção:      Elliott Nugent
Roteiro:      Julius Epstein, Philip Epstein
Produção:   Hal B. Wallis, Wolfgang Reinhardt
Música Original: Heinz Roemheld
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Arthur Edeson
Edição:       Thomas Richards
Direção de Arte: John Hughes
Figurino:    Howard Shoup
Maquiagem:         Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Everett A. Brown
Efeitos Especiais:          Willard Van Enger
Nota:          8.3
Filme Assistido em:      1998

ELENCO
Henry Fonda       Professor Tommy Turner
Olivia de Havilland       Ellen Turner
Joan Leslie Patricia Stanley
Jack Carson         Joe Ferguson
Eugene Pallette    Ed Keller
Herbert Anderson         Michael Barnes
Ivan F. Simpson  Dr. Fredrick Damon
Minna Phillips     Sra. Blanche Damon
Regina Wallace    Sra. Myrtle Keller
Don DeFore         Wally Myers
Bobby Barnes      Nutsy Miller
Hattie McDaniel  Cleota
Jane Randolph     Secretária
Gig Young  Estudante
Charles Drake      Estudante
Ann Edmonds     Estudante
Edwin Brian        Estudante
Mary Brodel        Estudante
Audrey Long       Estudante
Ray Montgomery Estudante
William Hopper   Repórter
Hank Mann         Repórter
Walter Brooke     Repórter
Raymond Bailey  Repórter
George Meeker    Repórter
Eddie Graham     Fotógrafo
John Maxwell      Editor
Bess Flowers       Espectadora no jogo de futebol

COMENTÁRIOS
Realizado pelo cineasta Elliott Nugent, a partir de um roteiro escrito pelos irmãos Julius e Philip Epstein, “Assim é Que Elas Gostam” é um bom filme do cinema norte-americano do início dos anos 1940. Sua trama, baseada numa peça da Broadway assinada por James Thurber, fala de temas políticos e relações sociais, satirizando ambos.

Considerado como uma comédia romântica, face às situações cômicas que apresenta, acredito que, por conta de situações políticas nele contidas, ele deva igualmente ser considerado como uma sátira política. O lado romântico da trama, marcado pelos ciúmes do Prof. Tommy Turner em relação ao antigo namorado de sua esposa, não é tão interessante como a troca de ideias sobre a liberdade de expressão, sobre a liberdade intelectual.
No elenco, não há a menor química entre Henry Fonda e Olivia de Havilland, embora sejam dois grandes astros de todos os tempos. Entre os coadjuvantes, destacam-se Jack Carson e Eugene Pallette em seus respectivos papéis.



Acervo e Texto extraído do site 75 Anos de Cinema. Disponível em: http://www.75anosdecinema.pro.br/323-ASSIM_E_QUE_ELAS_GOSTAM_(1942)

Acervo: Jornal Folha do Oeste, 1954, Itaúna/MG.


0 comentários:

Postar um comentário