sábado, maio 28, 2022

FAMÍLIA MATTOS

JOAQUIM PEREIRA BARBOSA CABRAL 
(*1830/Portugal — †1908/Portugal)
 & 
GENEROSA EMILIANA MATTOS
(*Itaúna — †Itaúna)

A tradicional família Matos de Itaúna, “teve sua origem em Campos (Campos dos Goytacazes) na então Província do Rio de Janeiro” (DORNAS, p.258). Joaquim Pereira Barbosa Cabral, cidadão português “nasceu em 1830, em Outrussa de São João Dorvil, Comarca do Baião, Distrito do Porto, Portugal. Emigrando para o Brasil, residiu em Campos na cidade do Rio de Janeiro, em Minas Gerais morou em Abadia, hoje Martinho Campos e posteriormente em Sant’Ana do São João Acima, hoje Itaúna” (DORNAS, p.259). Joaquim de “temperamento extrovertido, inquieto, criativo e romântico, casou-se, no ano de 1857, com dona Generosa Emiliana Mattos, nascida na tradicional cidade fluminense” de Campos, hoje Campos dos Goytacazes (SOUZA, p.102).

A primeira manifestação do protestantismo em Campos foi verificado no ano de 1874, trinta e nove anos depois da fundação da cidade. Antes de se chamar Igreja Presbiteriana de Campos (conhecida também como Igreja Presbiteriana Central), era conhecida como Igreja Evangélica Presbiteriana de Campos e foi organizada no dia 11 de Março de 1877 pelo rev. A. L. Blackford, por ordem do Presbitério do Rio de Janeiro. Funcionava no prédio nº 4 da rua do Mafra. Em junho de 1878 esteve aqui o pastor norte-americano M. Haylett. Naquele tempo permitia-se a organização de igrejas com número reduzido de membros. A organização da Igreja se deu então com os seguintes irmãos:

Joaquim Pereira Barbosa Cabral

Generosa Emiliana de Mattos

Domingos Moreira Roque

Henriet Purcel Doerty

Anna Moreira Roque

Maria de Castro Carvalhosa

José Francisco de Campos Junior

Maria Angelica Perestrello Carvalhosa

Margaret Murray

Henry Spittle

 O patriarca lusitano que chegou ao Brasil no início do século XIX assentou família e moradia. No ano de 1908 em viagem a sua terra natal estando sua irmã Margarida solteira muito mal em Portugal, para lá se dirigiu para socorrê-la, bem como zelar pelos seus haveres, porém, ele “faleceu logo em seguida, longe da família e da sua terra adotiva, cheia de sol”, deixando viúva e filhos em Itaúna. A matriarca radicada em Itaúna, “dona Generosa viveu ainda muitos anos; era moreninha, magra, de pouca conversa; muitos itaunenses de hoje ainda a conheceram. Deve de ter tido mais influência sobre os seus filhos do que o marido, pelo menos, influência intelectual (DORNAS, p.259,260).

FILHOS DO CASAL 

Joaquim Pereira Barbosa Cabral e Generosa Emiliana Mattos


F1. Antônio Pereira de Mattos

F2. Carlos Pereira de Mattos 

F3. Sílvio Pereira de Mattos

F4. Aureslina Pereira Mattos

F5. Emigdio Pereira de Mattos

F6. Ladislau de Mattos Cabral

F7. Álvaro Pereira de Mattos

F8. Arthur Pereira de Mattos

F9. Virgínia de Mattos Martins

F10. Adriano Pereira de Mattos

F11. Clothilde de Mattos Xavier

F12.Antenor Pereira de Mattos.

Concelho de Baião , Portugal,




REFERÊNCIAS:

Pesquisa Genealógica:  Alan Penido, Charles Aquino

Organização, fotografia, arte e pesquisa : Charles Aquino

Brasão de Campos dos Goytacazes:

Brasão Baião Portugal: 

Igreja Presbiteriana Central de Campos dos Goytacazes

FILHO, João Dornas. Efemérides Itaunenses. Coleção Vila Rica, Ed. João Calazans, 1951.

SOUZA, Miguel Augusto Gonçalves de. ITAÚNA: sua trajetória política, social, religiosa, econômica e cultural, desde a criação do Arraial de Santana do São João Acima, em 14 de outubro de 1765, até a data do centenário de instalação do município: 1765-2002. BH: Santa Clara, 2002.

0 comentários:

Postar um comentário