terça-feira, outubro 29, 2019

LEMBRANÇAS BARRANQUEIRAS II

Prof. Barranqueiro

Falando de lembranças quem se lembra da placa de neon "Telefunken" no alto do prédio da Casa Adolfo Mendes? E o opala do Benevides Garcia? E a pequena estátua do Galo na sala da casa dele? E da placa na porta..."Benevides Garcia - Fotógrafo"? E da placa no sobrado do Prof. Wiliam Leão "cirurgião dentista"? Dos cartazes dos filmes que a gente via segurando as grades do portão do Cine Rex? Do Bar Azul...do velho casarão do Cel Arthur Vilaça, meio abandonado?

Dos laguinhos da praça com água e os engraxates nadando neles? Quem se lembra dos engraxates da praça? Do seu banco longo e torto de cimento? Da Loja Guigos, da Farmácia Nogueira, da lanchonete do Misirico....Do Fórum sem as grades, aonde a gente criança podia deitar na grama....do Bar do Cilico...da planta "unha de gato" dos jardins...

Do Opala do Baiano do táxi, que saia um canudo de fumaça? Do vemaguete do Dr William Leão? E da rural do Dr Zé de Campos? De subir a Silva Jardim e do seu Bené do Mundo Ótico....Meu papai! Zebra Lotérica do Major Rui...Do seu Avides da Loja Avides. Do seu Afonso da Loja Athayde...Do seu Levi Vargas do Banco...Do seu Jesus e do Toninho da Farmácia São Luiz? 

Do seu Mazico do frango assado. E do dogde Dart amarelo com capota de vinil do seu Athayde, eu ficava sentado na porta da loja pra vê lo passar....Do seu Chico Saldanha com uma leiteira na mão subindo a rua? Da bomboniere? Da loja Safira Presentes, seu Adalci e dona Marlene sempre muito chique e elegante? Idem a dona Bernardina da Sérgio Livraria. 

Dona Gilka Drumond passando na porta do Adolfo Mendes aonde eu trabalhava, sempre muito perfumada e bem vestida. O Euler Coutinho dentista...Do seu Guarany Nogueira sentado num banquinho redondo de cimento em frente seu escritório cheio de badulaques, de terno branco com uma flor vermelha na lapela...Dos velhos casarões da Silva Jardim....Nos fundos da ótica tinha um depósito de jornal e a contabilidade do Geraldinho.

O casarão dos Santiagos e um na esquina da Prof Francisco Santiago, com o seu Mauro Barbeiro ( tinha um carrinho que papai me colocava sentado). E subindo a rua lá vinha o Dr Coutinho e o Pe. Waldemar com sua surrada batina. E a fonte luminosa....pensava que tinha água colorida....E o seu Osvaldo fotógrafo e sua Kombi azul calcinha? Lembranças ...Minhas memórias e minha História. Valeu e vale a pena. Viver é muito lindo.

Arte e Organização: Charles Aquino
Acervo: Shorpy
Texto: Professor Luiz Mascarenhas

Nota: O autor é responsável pelos trabalhos aqui publicados, o qual, também ficará responsável pelas suas correções.

Related Posts: