sexta-feira, março 30, 2018

BONFIM

CAPELA DO BONFIM

Professor Luiz Mascarenhas

Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Hoje tuas janelas mudas
Nuas diante da lua
São como olhos cegos
De um passado que grita
Aos ouvidos moucos de agora


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Hoje choram tuas paredes
Enegrecidas pela fuligem das cinzas
Resistem loucamente aos loucos
Do tempo presente


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Quer socorro
Quer amparo
Quer laus perene
Quer respeito afinal


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Da velha porta carcomida
Ouço trepidante gemido
Que grita
Que atravessa séculos
Que emudece corações


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
A lua ilumina ruínas
O silêncio grita seu nome
As almas rondam essa casa
Pesarosas de nós mesmos


Capela do Bonfim
Que querei de mim?
Ruína, escombros, cacos
De telhas, de madeiras
De almas aflitas
Itaúna hoje grita


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
O opróbrio cobre meu rosto
A vergonha de ti fitar
Hoje é grande
Grande é meu pesar


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Terços, murmúrios,
Preces e louvores
Quantas dores...
Quantos dissabores...


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?
Alma aflita e latente
Gosto amargo e demente
Ressurge em vultos
O passado
Nos condena


Capela do Bonfim
Que quereis de mim?


Fotografia: Guto Aeraphe


0 comentários:

Postar um comentário