sábado, fevereiro 10, 2018

SÃO JOÃO: NÃO ME DEIXEM MORRER!

Não me deixem morrer!...

Poema dedicado ao Rio São João, que foi, outrora, uma dádiva de Deus.
Hoje, um castigo dos homens.


Diz o rio – beira à morte.
Num canto tão lutuoso:
“– Já fui belo, já fui forte,
“Tive um passado formoso!...

“As minhas águas são turvas,
 “As minhas orlas – imundas...
“Vou correndo pelas curvas
“Em sensações moribundas!...

“Minha Mãe, a Natureza,
“Gerou-me rio – alegria...
“Ninguém viu minha tristeza,
“Ninguém viu minha agonia!...

“Quanta aflição já me invade,
“Quanto sofrer me destrói,
“Saber que minha cidade
“Não me fez seu grande herói!...

“O que já fora beleza,
“O que já fora esplendor,
“Foi morto, ó Deus co’aspereza,
“Por mãos de um poluidor!...

“Que me responde o Prefeito,
“Que me responda o Vigário:
“Sou rio, acaso, imperfeito?!
“Sou rio desnecessário?!

“Crianças, puras crianças,
“Se pudéreis me escutar,
“Doai-me amor, esperanças!...
“Quero viver pr’ajudar!...

“E vós, ó jovens, guerreiros,
“Não tendes pena de mim?!...
“Eu fico entre dois outeiros:
“O do Rosário e Bonfim!

“Tive a mais sã mocidade,
“Em minha cor cristalina...
“Ontem me amaram...Verdade!....
“Hoje me matam! Que sina!...


“Depois de tanto pedir,
“Depois de tanto querer,
“Eu peço a quem puder vir,
“Que venha para me ver!”



Wandick Robson PINCER




Para mim Itaúna tem dois patrimônios que salvaram vidas e que todos nós deveríamos preservá-los incessantemente: o nosso Rio São João e a nossa Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza!
Das 11 cidades que compõem a sua sub-bacia, Itaúna é a única que depende dele como fonte de água!
O projeto Rio São João catalogou por GPS quase mil nascentes, desde Itaguara (nascente principal) até Carmo do Cajuru 40% delas estão impactadas, ou seja, bem degradadas. Precisamos criar consciência coletiva a esse respeito.
Wandick





Referência: Antologia dos Poetas Itaunense. BH- Lemi/Itaúna. Diretoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Universidade de Itaúna, 1990. p.127.

Poema: PINCER, Wandick Robson

Acervo: Shorpy

Organização: Charles Aquino


0 comentários:

Postar um comentário