domingo, fevereiro 11, 2018

ITAÚNA: FOOT-BALL E VOLLEY-BALL 1939

AMÉRICA FUTEBOL CLUB  8 x 0 SPORT CLUB ITAÚNA

Foi das mais felizes a excursão que o América Futebol Clube de Belo Horizonte fez a Itaúna, atendendo a um convite do valoroso clube local, o Sport Club Itaúna, que promoveu a primeira festa esportiva e social, realizada na próspera cidade do Oeste Mineiro e escolheu o grande clube de Gerson de Sales Coelho para seu patrono e principal participante.
Correspondendo ao amável convite feito pelo presidente do Sport Club Itaúna, dr Antônio Bustamante da Costa, que também representou o desejo do prefeito dr. Lincoln Nogueira Machado e de todo o povo itaunense, o América partiu com a maior embaixada esportiva que até hoje já saiu da Capital Mineira.
Compunha-se a delegação rubra de 70 pessoas, dela fazendo parte jogadores de futebol, bola ao cesto seção feminina de vôlei, diretores do clube rubro, entre os quais o coronel Oscar Pachoal e sr. Manuel Duarte, distinta senhora Maria José Sales Coelho, esposa do presidente americano, seu filho Antônio Augusto, senhorita Lourdes Frazen de Lima, jornalista José Victor Lessa, da Folha de Minas, João Claudio Teixeira de Sales, da Gazeta Mineira, D’Ângelo, de O Diário, Fortunato Pinto, da Radio Inconfidência e Augusto Siqueira, proprietário da revista Belo Horizonte.   
A delegação rubra foi recebida em Itaúna pelo presidente, diretores e jogadores do Sport Club Itaúna, prefeito Linconl Nogueira e grande massa popular.
Na gare da R.M.B., foi a embaixada do América saudada pela senhorita Maria Conceição de Almeida, embaixatriz do Sport Club Itaúna, que pronunciou aplaudido discurso.
Terminados os aplausos que abafaram a últimas palavras da encantadora embaixatriz do Sport Club Itaúna, respondeu agradecendo o presidente Gerson de Sales Cordeiro. A delegação, dividida em diversos grupos, foi hospedada em hotéis e casas particulares, sendo que o dr. Gerson de Sales Coelho e sua família hospedaram-se na residência do prefeito dr. Lincoln Nogueira.

O JOGO DE FOOT-BALL
(clicar na imagem)
Cumprindo a primeira parte do programa organizado, dirigiu-se a delegação rubra para a praça de esportes do Sport Club Itaúna, onde as 15 horas realizou-se o grande jogo entre o clube local e o “onze” de profissionais do América.
Esse embate, que foi assistido pelo prefeito Lincoln Nogueira, autoridades civis e militares locais, todos os componentes de embaixada do América e grande massa popular teve um transcurso brilhantíssimo. Muito embora o América vencesse pela elevada contagem de 8x0, demonstraram os “cracks” itaunenses um bom e disciplinado conjunto, sendo de justiça acentuar, que apesar da visível superioridade do “onze’ rubro, os bravos defensores, do Sport Club Itaúna atuaram um tanto nervosos, mas mesmo assim, revelando excelentes qualidades.
Entretanto, o principal objetivo da partida foi brilhante atingido, pois que durante todo o jogo assistiu-se a uma demonstração de fraternidade, cavalheirismo e inconfundível espírito esportivo, o que causou a melhor impressão e traduziu perfeitamente acentuada orientação dos valorosos clubes.
Na equipe do América, todos agiram muito bem, salientando-se, entretanto, a impecável atuação do grande zagueiro Juvenal, de   Paim e finalmente do “crack” Madureira, que fez uma brilhante estreia no quadro.  Quanto ao Sport Club Itaúna, como dissemos acima, possui ele um bom quadro, quadro esse que desenvolveu segura atuação no primeiro tempo, para jogar com grande nervosismo na fase final. Salientou-se no esquadrão alvinegro o “player” Wandehry, que demonstrou ser um completo atacante.
QUADRO E AUTORES DOS “GOALS”
AMÉRICA FUTEBOL CLUB
SPORT CLUB ITAÚNA
Acosta
Tinho
Juvenal
Cubú
Carlinhos
Wilson
Jacyr
Arnaldo
Lima
Néo
Dedão (depois entrou Paim)
Bianco
Índio
Wandehyr
Madureira
Tibica
Domingos (depois entrou Martinez)
Lucas
Carlito
Luizinho
Juca
Zum

Os “goals” foram feitos por:  Domingos o 1º, Carlito o 2º, Madureira o 3º, Paim o 4º e o 7º, Martinez o 5º, o 6º e o 8º.
Dedão, que vinha atuando com brilhantismo, sofreu um desagradável acidente de um encontro que teve com um “player” do Itaúna, ficando impedido de continuar a jogar, e sendo substituído por Paim que foi sem dúvida um dos melhores elementos em campo.
A partida foi dirigida pelo competente árbitro da L.F.B.H. – Liga de Foot-ball de Belo Horizonte, sr. Geraldo Jacob, que acompanhou a delegação do América. O competente juiz teve uma bela atuação, confirmando assim, plenamente, a fama que goza em todos os círculos esportivos do Estado.
Nas primeiras linhas desta reportagem, esquecemos de salientar que também esteve em Itaúna, como convidado de honra do Sport Itaúna e também do América, o dr. Saint Clair Valadares, presidente da Liga de Foot-ball de Belo Horizonte. O conhecido assistiu todo o desenrolar da partida, aplaudiu os bons lances que ela registrou.

O JOGO DE VOLLEY-BALL
(clicar na imagem)
Tiveram início os jogos de volley-ball, o six feminino do América e o do Sport de Itaúna, que disputaram uma “melhor de cinco”. Atuado brilhantemente, as representantes do América alcançaram uma bella victória , vencendo as suas valorosas adversárias por 3x0, com os seguintes scores:15x1, 15x8 e 15x6.
Na equipe alvi-rubra todas desenvolveram excelente jogo, destacando-se, entretanto, Gelcyra, que esteve em um de seus grandes dias e Elzinha que, apesar de ser a menor da turma, revelou-se uma “gigante” em campo.
O six itaunene, embora derrotado, demonstrou possuir qualidades e não fosse a colocação um tanto errada que fez, teria atuado bem melhor.
AMÉRICA VOLLEY
ITAÚNA VOLLEY
Elzinha
Verônica
Gelcyra
Dalcy
Regina
Júlia
Aurora
Haydée
Dalva
Branca
Lais
Yonne
Dirigiu a partida o sportman Nilton Barbosa Mello, cuja atuação mereceu aplausos.

JANTAR PARA AS MOÇAS
Ao mesmo tempo que se realizava o jantar íntimo na residência do coronel João Nogueira, as moças de Itaúna ofereciam as representantes femininas do América, um jantar na confortável sede do Sport Club Itaúna. Oferecendo em meio da maior alegria e camaradagem, usou da apalavra o dr. João Gonçalves, que se achava ladeado na mesa pelos srs. Fernando Lima, Alyrio Gonçalves e dois jogadores do clube local.

SESSÃO SOLENE
Às 20 horas, no salão do Sport Club Itaúna, realizou-se a sessão solene, com a presença do presidente Gerson de Salles Coelho, todos os componentes da embaixada do América, prefeito Lincoln Nogueira, o presidente dr. Antônio Bustamante da Costa, e todos os diretores, associados e jogadores do Sport Club Itaúna, o mundo social e os representantes da imprensa.
Aberta a sessão e expostas as suas finalidades, o dr. Bustamante da Costa convidou para presidi-la o dr. Gerson de Salles Coelho e para fazerem parte da mesa os srs. Prefeito Lincoln Nogueira, Alcides Gonçalves de Souza, coronel Oscar Paschoal, dr. Hugo Balena, Fernando C. Lima e a embaixatriz do Sport Club Itaúna, senhorita Conceição de Almeida.
Foram logo depois entregues as medalhas aos jogadores inscritos na disputa da série “melhor de três”, para a conquista de taça “Cidade de Itaúna”, sendo os seguintes os condecorados: Allaerte Pércope, Weber Drummond, Wilson Mendes Nogueira, Francisco Paulino, Hélio Gonçalves Manoel de Carvalho, Geraldo Paulino Bianco, Wandehyr Ferreira, Theodorico Ferreira, Luiz Guimarães Júnior, Daniel Guimarães, Rubens Coutinho e Arnaldo Saldanha.
Passe-se então a solenidade da entrega da taça conquistada pelo Sport Club Itaúna, nas partidas que disputou com o Varzeano, sendo o troféu entregue pelo governador da cidade, que antes de fazê-lo congratulou-se com o clube vitorioso pelo brilhante feito.


FONTE E ACERVO: Revista Sport Illustrado. Cia, Ed. Americana S.A. R.J., nº 48, 1939, págs. 2,26,30.   
PESQUISA E ORGANIZAÇÃO: Charles Aquino


0 comentários:

Postar um comentário