quinta-feira, outubro 11, 2012

ELLIPSOLITHUS GOMIDEI

   
JOSÉ GOMIDE

Nasceu em Itaúna no dia 16 de fevereiro de 1930, filho de Péricles Rodrigues Gomide (LIQUE) e de Eponina Nogueira Gomide. Estudou em Itaúna após concluir o 2º grau, passou no vestibular da Universidade Federal de Ouro Preto, onde fez o curso de GEOLOGIA. Artista plástico impressionista realizou cursos de História das Artes com D.Gerardo (beneditino) e o pintor japonês Y.Takaoka.

 Foi admitido na PETROBRÁS em 17 de janeiro de 1964. Casou-se com Noêmia Rosa Gomide (natural de Divinópolis) e teve um filho. Nesta época morava em Salvador (BA), O filho único Raphael Nogueira Gomide, nasceu em Salvador no dia 17 de outubro de 1969. Raphael casou-se com Rosana Garcia Gomide (médica) e tem duas filhas: Luana Garcia Gomide e Beatriz Garcia Gomide.

 JOSÉ GOMIDE, pouco conhecido em sua terra natal, porque daqui saiu ainda jovem, fez uma brilhante carreira na Petrobras, como se pode verificar adiante, onde se aposentou em 29 de junho de 1990. O jovem Gomide foi um dos pioneiros no estudo dos nanofósseis calcários no Brasil, um grupo de fósseis microscópios muito empregado na Geologia de Petróleo.

Na década de 70, no período que trabalhavam na Petrobrás o Dr. Johannes Troelsen, José Gomide e Alexandre Richter, foram responsáveis pelos trabalhos de nanofósseis. Na biblioteca do CENPES, o nome José Gomide consta em 25 publicações que se referem a relatórios internos da Petrobras e a trabalhos apresentados em revistas científicas em simpósios e em congressos de geologia e ou paleontologia.

Em 1994 os colegas Simone Costa e Rogério Antunes publicaram um trabalho para notificar à comunidade científica sobre a descoberta de uma nova espécie de nanofósseis. Decidiram dar o nome para esta espécie, fazendo uma homenagem ao José Gomide. Assim o nome da espécie é Ellipsolithus Gomidei Costa e Antunes. Trata-se de uma espécie de nanofóssil importantíssimo para a exploração petrolífera.




REFERÊNCIA:
Arquivo e Informação biográfica: Raphael Nogueira Gomide
Texto: Juarez Nogueira Franco (In Memoriam)
Organização: Charles Aquino


0 comentários:

Postar um comentário