segunda-feira, dezembro 23, 2019

CHANUCÁ & NATAL

O início da festa judaica de Chanucá coincide com a véspera da festa cristã de Natal.  Chanucá é, no judaísmo, a Festa das Luzes.  Durante oito noites os judeus acendem velas na chanuquiá (candelabro de oito velas, mais uma vela guia para o acendimento das demais).

A cada noite uma vela a mais é iluminada até a 8ª vela na 8ª noite.  Mas, apesar das festas de Chanucá e Natal ambas serem "iluminadas", e apesar das duas festas caírem no 25° dia do mês (Chanucá em 2019 começa no 22º dia do mês de dezembro a 30 de dezembro), Chanucá não corresponde à festa cristã.  Por isso "Chanucá não é o Natal dos Judeus".

Os judeus, ao acenderem as velas de Chanucá, lembram o momento da reconquista do Templo Sagrado de Jerusalém, cerca de 165 anos AC.

Os judeus, comandados pelos Macabeus, uma família sacerdotal, enfrentaram o poderoso exército greco-sírio e conseguiram retomar o Templo. Ao ingressar, os Macabeus viram que o interior do Templo havia sido profanado com a introdução de vários ídolos dos deuses gregos, e que os pequenos frascos de azeite puro com o lacre do Sumo Sacerdote haviam sido abertos e violados.

 Havia apenas um frasco com o lacre intacto. Para se preparar o azeite purificado para iluminar o ponto mais sagrado do Templo leva-se oito dias. O que fazer?  Esperar oito dias para reinaugurar o Templo?

A decisão, típica do otimismo judaico, foi inaugurar com o azeite disponível para uma noite e a seguir em frente para enfrentar o problema.

Conta-se a história que a luz daquele único frasco brilhou, milagrosamente, por oito dias e oito noites!  Assim o acendimento das velas de Chanucá é um ritual que nos faz lembrar o milagre ocorrido na reconquista do Templo.

O espírito Macabeu, imbuído de força, coragem e valentia, é exaltado e ensinado às novas gerações.  As crianças participam ativamente e se divertem com a graça das velinhas da chanuquiá.

Cantos alegres, brincadeiras típicas e doces saborosos tornam a festa ainda mais especial.

Obviamente, os eventos lembrados no ritual de Chanucá aconteceram quase dois séculos antes do nascimento de Jesus!

Além do mais, para os judeus, Jesus, ainda que um profeta que espalhou o monoteísmo pelo mundo afora, não é o Messias – que ainda é esperado.

Hoje em dia, em muitas cidades do mundo vê se enfeites de Natal e Chanucá, lado a lado.  É uma expressão do diálogo e entendimento das comunidades. 

Para construirmos um mundo melhor e sempre iluminado é preciso observar o que todos temos em comum – como a busca da paz, do amor e do divino – e, ao mesmo tempo, entender e respeitar as diferenças, que tornam a humanidade ainda mais rica, diversa e bela.
Rabino Arnold M. Turchick  


Referências:
Organização: Charles Aquino
Foto Candelabro: Retirada da Internet


0 comentários:

Postar um comentário