domingo, dezembro 15, 2019

PARÓQUIA NOSSA SENHORA

Paróquia Nossa Senhora Aparecida Itaúna

TERMO DE ABERTURA

Servirá este livro que contém cinquenta (50) folhas para registro das atas da diretoria das Obras Sociais do Bairro de Lourdes da Paróquia Sant'Ana de Itaúna diocese de Divinópolis, hoje por mim aberto e rubricado.

Itaúna 2 de maio de 1975
<O Vigário Padre José Ferreira Netto>

Página 01

Ata da primeira reunião dos membros da Comissão das Obras Sociais do Bairro Lourdes.
Aos 4 dias do mês de maio de 1975, às 17:30 horas na Casa Paroquial da Paróquia de Sant’Ana em Itaúna, realizou-se a primeira reunião dos membros da Comissão das Obras Sociais do Bairro Lourdes.
Estiveram presentes: o cônego José Ferreira Neto, João Ferreira de Lima, Manoel Nogueira de Faria e Roberto Cordeiro Martins.
Dando início, o cônego José Ferreira Neto falou da importância da formação do Clube de Mães no Bairro Lourdes e pediu aos presentes que procurassem marcar uma reunião com algumas senhoras do bairro, para que fosse fundado o referido Clube.

Em prosseguimento, foram trocadas algumas sugestões e ficou decidido que seria mandado fazer um carimbo e fosse providenciado uma carta ofício – circular, solicitando das empresas locais e pessoas generosas, donativos para que fosse iniciado a construção de um muro no terreno da Igreja situado entre as ruas Crucilândia e Afonso Pena, para futuramente construir um salão de Obras Sociais do bairro […].

Página 01 verso

Ata da 2ª reunião das Obra Sociais do Bairro Lourdes realizada na Casa Paroquial Sant’Ana de Itaúna.

A 1 de agosto de 1975 às 20:00 horas, realizou-se a 2ª reunião dos membros da Comissão das Obras Sociais do Bairro Lourdes. Estiveram presentes: O cônego José Ferreira Neto, João Ferreira de Lima, Manoel Nogueira de Faria, Roberto Cordeiro Martins, João Faria de Resende e Edna Pedrosa da Fonseca.

Foi composta a diretoria com os seguintes membros: Presidente – Manoel Nogueira de Faria, Vice-Presidente – João Faria de Resende, Secretária – Edna Pedrosa da Fonseca, Tesoureiro – João Ferreira de Lima.

Ficou decidido que seriam convidados os senhores José Teles Gomes e José Resende de Camargos para ocuparem também o cargo de vice-presidente […].

Tomamos conhecimento de que seriam doados mil tijolos pelo senhor João de Faria Resende e um bezerro para leilão a ser doado pelo senhor Hélio.

O cônego José Ferreira Neto nos fez cientes de que seriam iniciados a construção da Igreja e do salão conjuntamente.

Nada mais havendo a tratar, encerou-se a presente reunião […].







Página 02

Ata da terceira reunião dos membros da Comissão das Obras Sociais e da Construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro de Lourdes, nesta cidade de Itaúna.

Aos 9 de setembro de 1975, às 20 horas, na Casa Paroquial de Sant'Ana, realizou-se mais uma reunião, os membros da Comissão das Obras Sociais e da Construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro de Lourdes, Itaúna Minas Gerais, que na oportunidade contou com a presença dos seguintes membros:

Manoel Nogueira de Faria, João Faria de Resende, José Teles Gomes, José Resende de Camargos, Padre José Ferreira Neto, João Ferreira de Lima, Roberto Cordeiro Martins e mais o arquiteto Irdevan Nogueira Júnior.

O padre José Ferreira Neto apresentou aos demais presentes a planta do terreno pertencente à Paróquia de Sant’Ana situado no Bairro de Lourdes entre as ruas Crucilândia e Afonso Pena, com a seguinte metragem: 56 (cinquenta e seis) metros para a rua Crucilândia; 53,50 (cinquenta e três metros e cinquenta centímetros) para a rua Afonso Pena; 57,15 (cinquenta e sete metros e quinze centímetros) para o lado de cima, ou seja, o lado mais alto do terreno; e 56,70 (cinquenta e seis metros e setenta centímetros) para o lado de baixo do mesmo.

[…]. Também foi discutido na reunião, qual seria o Padroeiro ou Padroeira da Igreja, e após várias sugestões, chegou-se a uma conclusão de que seria Nossa Senhora Aparecida.

Atendendo a uma sugestão de Roberto Cordeiro Martins, ficou decidido que a partir desta data, deveria ser realizado o Culto Dominial no local da construção em horário que fosse mais prático para os moradores do Bairro, iniciando-se em horário experimental às 19 (dezenove) horas aos domingos […].










Página 06

HISTÓRICO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA
QUE NÓS VENERAMOS NO SANTUÁRIO

No dia 3 de outubro de 1977 partiu do Bairro uma romaria para Aparecida do Norte – São Paulo. Dirigente da romaria o sr. Geraldo Augusto de Oliveira. Número de passageiros 40. A imagem custou 2 mil cruzeiros.

Foi adquirida no dia 5 de outubro de 1977. Foi levada ao Exmo. Senhor Cardeal Dom, Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, arcebispo de Aparecida –  foi reitor do nosso vigário –  deu om muito alegria a benção da imagem do Santuário.

Dia 6 de outubro de 1977 às 16 horas na frente da Matriz, estando presente o vigário e algumas pessoas, chega o ônibus com a romaria trazendo a venerável imagem de Nossa Senhora Aparecida. O vigário a recebeu na porta do ônibus e debaixo de uma grande salva de palmas ela foi levada pelo vigário para o interior da Matriz de Sant’Ana. Ali ficou para veneração do povo.

Dia 12 de outubro de 1977 após a santa missa saiu a solene procissão com a imagem para o Santuário em construção (início ainda). Acompanhada pela banda de música Nossa Senhora Aparecida e uma grande multidão de fiéis.

A procissão chegou no Santuário às 21 horas. Missa solene com homilia feita pelo dr. Guaracy de Castro Nogueira. Muita comunhão, fogos e muito entusiasmo do povo. A festividade foi realizada ao ar livre, pois as obras do Santuário estavam no começo.

Itaúna, 13 de outubro de 1977.

<O Vigário Padre José Ferreira Netto>.










Referências:
Organização, Arte e Pesquisa: Charles Aquino.
Texto: Livro para registro das atas da diretoria das Obras Sociais do Bairro de Lourdes — Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaúna da diocese de Divinópolis, 1975.
Colaborador: Padre Rodrigo Botelho Moreira Júnior.
Colaborador: Albaniz Lúcio Guimarães Ribeiro
Acevo: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaúna da diocese de Divinópolis, décadas 70/80.
Fotografia: Charles Aquino

0 comentários:

Postar um comentário