terça-feira, outubro 19, 2021

HISTÓRIA DO TEATRO EM ITAÚNA

Pesquisadores da História do Teatro de Itaúna: em pé (da esquerda para a direita): Jerry Magalhães, Charles Telles, Charles Aquino, José Luiz Nicácio, Sílvio Bernardes, Fábio Corradi e Elimar Pereira. Sentados: Marco Antônio Lara, Celeste Assis, Regina Glória, Rebecca Corradi, Zanilda Gonçalves, Elina Dirce e Maurício José

 Uma exposição com enfoque para os 140 anos da História do Teatro em Itaúna vai marcar a reabertura do Museu Municipal Francisco Manuel Franco, no dia 16 de outubro de 2021, às 19h30. O evento, coordenado pelo produtor cultural e diretor de teatro Marco Antônio  Lara, acontecerá juntamente com o lançamento do livro “140 anos de História do Teatro”, fruto de pesquisa realizada por um grupo de artistas e historiadores, capitaneado por Marco Antônio. A exposição no Museu, sobre a memória das artes cênicas, será dividida em três momentos, correspondentes às fases delimitadas pelos pesquisadores. As duas primeiras mostras, referentes ao material garimpado dos anos de 1877 a 1939 e de 1940 a 1974, acontecerão no período de 16 de outubro a 19 de dezembro. A exposição do acervo correspondente à terceira fase, de 1975 aos dias de hoje, será realizada a partir de 22 de janeiro de 2022. 

Fotografias, cartazes, panfletos, peças teatrais, material cenográfico e figurinos irão compor a exposição histórica. A memória das artes cênicas em Itaúna está sendo pesquisada desde 2018 e vai enfocar as primeiras manifestações do teatro na cidade, do final do século XIX, com o mestre-escola José João Rodrigues Gomide, até os dias atuais, com os jovens atores e atrizes Itaunenses. 

Segundo Marco Antônio, a “Instável Cia. de Teatro”, que ele dirige e que tem em seu currículo uma série de grandes espetáculos teatrais, como “Equus”, de Peter Shaffer, “O rei está morrendo”, de Eugène Ionesco, “As cigarras do sertão”, de Mário Matos, “Macbett”, de Eugène Ionesco, entre outras, coordenou o trabalho de pesquisa e está finalizando a montagem de uma peça teatral para esse momento. Trata-se do espetáculo “Esperteza do Rato”, encenada aqui em 1877, com a participação de José João Rodrigues Gomide, Antônio do Bá e Flávio de Faria Santos. O texto é de autoria do português Rangel de Lima, e foi levado ao palco pela primeira vez em 1867, em Lisboa, no Theatro Gymnasio. Na encenação da Instável Cia. de Teatro, sob a direção de Marco Antônio, o elenco contará com Léo Tryndade, Gustavo Sol, Carol Morais, Regina Glória, Jerry Magalhães e Flávia Matos. A peça será encenada no palco do Ponto de Cultura, no asilo Frederico Ozanan. O projeto de resgate dos 140 anos da história do teatro em Itaúna captou recursos através do Fundo Estadual de Cultura e conta com apoio da Prefeitura.





Referência:


Fotografia: Williane Nunes Leão

0 comentários:

Postar um comentário