terça-feira, setembro 14, 2021

FESTIVIDADES DE SANTA CRUZ

 Senhor do Bonfim!

 

Padre Rodrigo Botelho


“Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido.” Do Missal Romano

 

As festividades de Santa Cruz, de acordo com o Missal antigo, eram celebradas nos dias 3 de maio “In Inventione S. Crucis” e 14 de setembro “In Exaltatione S. Crucis”. Com a promulgação do Missal de Paulo VI, as memórias litúrgicas, “In Inventione” e “In Exaltatione S. Crucis”, foram aglutinadas em uma única celebração: aos 14 de setembro - dia da Exaltação da Santa Cruz.

 

Os Jubileus do Sr. Bom Jesus eram festejados com toda pompa em muitos lugares da nossa região. Como, por exemplo, o Jubileu da cidade de Bonfim MG, do Córrego do Soldado (extinto na década de 1960) e dos Angicos (comunidade pertencente à Carmo do Cajuru).

 

Em Itaúna, foi construída no alto do morro (tradicionalmente conhecido como morro da Santa Cruz), a Capela do Senhor do Bonfim no ano de 1853 pelo Tenente José Ribeiro de Azambuja.

 

Osório Martins Fagundes em seus “Fragmentos de um Passado” relata-nos que “na década de vinte (...) e posteriormente também, todo ano, no dia 3 de maio, grande parte do povo da cidade subia a pé até o alto da serra, desobrigando-se de um dever cristão, rezando ao pé da Santa Cruz e na Capela Senhor do Bonfim”. 

 

O povo devoto de Itaúna também quis que essas terras barranqueiras recebessem o olhar amoroso do Senhor do Bonfim. Por isso, nós vos louvamos e vos bendizemos, Senhor. Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!

 

Dos céus, Rainha

Referências:

Texto e Fotos: Padre Rodrigo Botelho

Organização: Charles Aquino

Acervo Morro de Santa Cruz Itaúna década 30: Cláudio Gonçalves Soares

FAGUNDES, Osório Martins. Fragmentos de um Passado, 1977, p.627.

0 comentários:

Postar um comentário