quarta-feira, março 25, 2020

SANDOVAL 24 HORAS

BAR 24 HORAS SANDOVAL - ITAÚNA/MG
Bar do Sandoval 24 horas, almoço e jantar, bebidas e tira-gosto na hora a gosto do freguês!
O Osnofa conhece e bem o Bar do Sandoval, fez muitos carnavais ali na Praça da Lagoinha.
Ai, se não fosse as “24 horas do Sandoval” esta festa carnavalesca não teria o mesmo gosto para o Pau de Gaiola, bloco carnavalesco de maior envergadura e de pura irreverência!!!
É notório e de conhecimento público que o “Sandoval” só fecha na sexta–feira da Paixão. Então, em qualquer outro dia, até mesmo no dia da eleição, o “Sandoval” está aberto 24 horas. Já pensou como é importante este propósito dos proprietários de servir aos clientes 24 horas.
Bem que o Osnofa pode imaginar uma história com fatos reais e surreais, assim o leitor poderá avaliar o quanto é importante ter em nossa cidade um Bar 24 horas, ou melhor um “Sandoval e um Odilon” (proprietários do bar) sempre prontos a atender a clientela com categoria ímpar, por isto que todos os dias, esta enorme clientela está sempre presente e cada cliente é atendido à sua maneira.
Há quem venha todos os dias e várias vezes ao Bar do Sandoval só para tomar cerveja. Tem casal, como o Manoel da Zinha e sua esposa Roselene, vem de segunda a sexta-feira para o almoço no “Sandoval”; já o meu amigo Manoel Alegria que mora nas proximidades, sempre desce a rua Antônio de Matos com um jogo de marmitas, muito chique, para buscar o almoço da família; meu amigo Marquinho Goiano, “Rei do Pão de Queijo” está sempre passando no Bar do Sandoval para comprar meia dúzia de torresmos.
Assim é o dia a dia dos clientes do Bar do Sandoval: Você nem imagina, eles estão sempre, a qualquer hora do dia e da noite por lá! Já presenciei famílias jantando no Sandoval por volta das 3 da manhã, aquela comida caseira, arroz, feijão, ovo frito, macarrão, tropeiro, bife de porco ou de boi, salada com alface, tomate e cebola, ou aquele vinagrete. Que bom saber que as pessoas de bem, podem curtir com tranquilidade o Bar do Sandoval, sempre foi assim e é assim que deve ser, as pessoas podem chegar tranquilamente e curtir a noite ou o dia no “Sandoval”.
Se seu cigarro acabou, pegue seu carro ou sua bicicleta, ou a pé mesmo, vá comprar seu cigarro no “Sandoval”, do jeitinho que você estiver em casa pode ir ao bar “24 horas do Sandoval”, para comprar o leite das crianças e outras coisas de primeira necessidade que podem faltar na sua dispensa. É assim o Bar do Sandoval, você chega, pede, bebe e come aquilo que você quer e o preço nunca ultrapassa o que o freguês pode pagar.
Este é um dos segredos do Sandoval 24 horas no ar: Você sai de casa ou da balada e quer comer, um bife a cavalo, uma porção de fritas, um tropeiro ou um prato feito, com a competência das cozinheiras literalmente especiais, que na vida diurna e noturna fazem, com competência, o trabalho da cozinha. Aproveite meu amigo, pois o Bar do Sandoval lhe dá esta tranquilidade dia e noite e isto pode fazer você a pessoa mais feliz do mundo.
Ontem à noite encontrei meu amigo engenheiro Júlio Prado, que acabara de guardar seu carro na garagem, ali próximo ao Bar do Sandoval. De prosa com o mecânico Mario Rezende, que estava voltando da missa, justamente comentavam como ficou mais agradável ainda o Bar do Sandoval depois da reforma.
Final dos anos 70, manhã de sábado, por volta das 4 da madrugada, o Osnofa entrava no Bar do Sandoval para comprar um pão de queijo com linguiça, uma Coca-Cola geladinha e assim finalizar mais uma noitada, vindo diretamente da famosa discoteca do Automóvel Clube de Itaúna, onde passou momentos memoráveis,
Naquele instante, quem estava por lá, meu amigo jornalista Sebastião Nogueira Gomide, mais conhecido como “Piu da Folha do Oeste”, semanário que periodicamente cumpria o dever de informar o povo itaunense os acontecimentos da semana.
O Piu, os delegados Olímpio Nolasco e o Dr. Hudson Maldonado, um dos melhores professores de Direito Penal que já passou pela Universidade de Itaúna, comentavam no balcão do bar para os ouvidos do Sandoval e o restante da clientela, a matéria exclusiva da Folha do Oeste, em primeira mão intitulada, “Índio morador da rua Xavante número 600, no bucólico Bairro da Piedade foi preso com quinze quilos e meio de maconha”.
No Bar do Sandoval, há lugar para o encontro com a notícia, com os amigos e com a tranquilidade do dia a dia, 24 horas, almoço, jantar, bebidas e tira-gosto na hora a gosto do freguês, venha pra cá!!!
O Osnofa tem certeza que você leitor deste meu causo, já teve os seus dias de passar de madrugada no Bar do Sandoval, depois de uma balada, com ou sem a namorada ou simplesmente com uma turma de amigos, tomar a saideira degustando aquele prato feito ou um tira-gosto feito na hora, como aquele bife de fígado acebolado que dá água na boca do freguês, de tão suculento. Não é à toa que meu amigo Marcos Antônio Beghine sempre que pode estar jantando no Bar do Sandoval.
O Osnofa está certo que os bons tempos ainda não se foram, estão apenas começando e se você gosta de uma boa comida caseira na hora do almoço ou quer um bar para curtir a noite e o fim da noite, a melhor opção ainda é o Bar do Sandoval.
Como diria o Poeta Osnofa … “Comida boa, no prato ou na quentinha, direto da cozinha, preço sem igual, é no Bar do Sandoval”
“Pinga da roça, cerveja geladinha, tira-gosto da hora, torresmo e linguiça, sopa de galinha, tudo a gosto do freguês, quem vem no Bar do Sandoval, volta outra vez”.
Afonso Osnofa (Afonsinho)

REDUTO DA BOEMIA ITAUNENSE

O Bar do Sandoval, em Itaúna é uma relíquia e último reduto da boemia itaunense. A começar pelo próprio Sandoval, um típico barman itaunense que atravessou décadas trabalhando no ramo, do qual me lembro desde a primeira infância.
Nos anos 70, ele tinha um bar em frente ao seu atual, e meu pai (barzeiro que era) me levava junto aos botecos de Itaúna, onde pude conhecer o Sandoval ainda muito jovem.
Durante a época que morei sozinho na rua Dr. José Gonçalves, o Bar do Sandoval era meio a cozinha da minha casa. Foram inúmeros PFs, pão de queijo com linguiça chapa, pão de sal com almôndegas e muita fanta na madrugada a dentro, sempre trabalhando no VF impresso. De praxe, o Bar 24 horas servia os fregueses com o fiel escudeiro, Zé Luiz, Sandoval e seu irmão.
Lá é o único lugar do mundo que você encontra criaturas de toda espécie, conhece gente nova e tem encontros inusitados. Até mesmo um ET de alfa centauro, uma mera mulher da vida, que usa disfarçadamente o Sandova, como seu ponto de trabalho.
O bar que reúne todas as tribos, foi palco de encontros com pessoas raras pra mim. Ponto de parada e reabastecimento em tantos carnavais, noitadas, serenatas e também de bebedeiras com meus amigos (deles, sou avesso a bebida), e local de matar a fome na madrugada itaunense.
E lá estando da última vez, na virada do ano, revi o Sandoval na ativa e numa jogada do destino, trombei com meu amigo Popó, que foi ali pra comprar o mesmo que eu, antes de cair no réveillon: cigarros para varar a noite. Nada mais itaunense que isso…
Viva, Sandoval!
Pepe Chaves

CORONAVÍRUS: SANDOVAL FECHADO, MAS NÃO CURVADO ...


No “fatídico e histórico dia 23 do mês de março do ano de 2020” pela primeira vez e há pouco mais de  40 anos de trabalho de “portas sempre abertas” o bar 24 horas “fechou”…, e a notícia se espalhou rapidamente por todos …
“Quantas histórias esse lugar poderia contar! Bar do Sandoval, na Praça da Lagoinha, em Itaúna – MG” Adilson Nogueira.
“Fato inédito na história de Itaúna, bar do Sandoval está fechado” Rosse Andrade.
“Gente é o fim dos tempos mesmo, até o Sandoval fechou” Janaína Andrade.
“ITAUNICES – Bar do Sandoval vai fechar pela primeira vez na História de Itaúna! E tem gente achando que é “só” uma gripezinha … Mas informa: Mesmo fechado estará entregando marmitex! O mais gosto de Blackstone! ” Professor Luiz Mascarenhas.
“Hoje dia 23/03/2020 um fato histórico no município de Itaúna mg, desde a sua inauguração o conhecido e muito frequentado BAR DO SANDOVAL localizado na praça da lagoinha teve que pela primeira vez baixar as suas portas ao público, devido a epidemia do coronavírus” Hamilton Pereira.
“Momento histórico para Itaúna/MG. Bar e Restaurante Sandoval 24h fechado a partir de segunda-feira (23) ” Rádio Clube de Itaúna.
“E o Sandoval encontrou as chaves para fechar? ” Elmo Nélio Moreira.
“Isso é raro e tem mesmo que ser registrado e autenticado no cartório !!!” Marquinho Morais.
“Eu nem sabia que tinha porta pra fechar lá” Jardel Alves.
“Acordar as 2:00 da madrugada sem o pf do Sandoval não vai ser fácil! ” Horotimaro Silva.
“Agora sim todos podem buscar a Deus tempo está fechando, cada dia que passa está estreito” Sidinei Douglas.
“Quem nunca passou uma noitada no Sandoval não teve um bom passado!!” Luciene Souza.
“Ele já sabia!  RAUL SEIXAS “Agora sim, a Terra Parou! ” Robson Reis.
Sandoval pra ele fechar é que a coisa tá feia!!! Rosaria Helen.
“Pronto socorro dos Ébrios. . .” Francisco Farias.
“Com tantos anos de funcionamento, isso nunca aconteceu!!!” Jake Santos.
“Uma história da cidade o Sandoval” Alvimar Manoel Pereira.
“Desemperraram as portas” Heriks Nogueira.
“Gente é o fim dos tempos mesmo, até o Sandoval fechou” Janaina Andrade.
“Vivi pra ver o Sandoval fechar” Luiz Carlos.

SANDOVAL ABERTO 24 HORAS: DELIVERY & MARMITEX



Referências:
Textos: Afonso Osnofa, Pepe Chaves e rede social (Facebook).
Acervo Fotográfico: Hamilton Pereira, Charles Aquino, Sandoval Campos, Odilon Campos e redes sociais da internet.
Organização & Arte: Charles Aquino