S.S. Konig Wilhelm II 1907
INFORMAÇÕES DE VIAGEM AOS PASSAGEIROS
Refeições: É servido: 7 as 10 h café da manhã do relógio em primeiro lugar, e 12 as 13 hs almoço do meio-dia, às 7 horas do jantar da noite. Para cada refeição são impressos menus especiais. Espaços de mesa são instruídos pelo Comissário Chefe. 15 minutos antes do início da refeição, um sinal é dado; um segundo sinal indica o início das refeições. As crianças comem no berçário.
Música: Os concertos da banda no navio encontram-se no convés – manhã de 10 as 11 hs e no salão da primeira cabine durante o jantar.
Cabanas: Luz elétrica em cada conexão de cabines. Recomenda-se que os passageiros mantenham suas cabines fechadas durante sua permanência no porto.
Espaço para bagagem: Nas cabines apenas pequenas peças de bagagem podem ser acomodadas, a bagagem pesada deve ser arrumada no espaço, que está disponível diariamente.
Banhos: Os banheiros estão localizados a bordo, onde os passageiros podem obter banhos quentes a qualquer momento gratuitamente. Por favor, entre em contato com o comissário de bordo para fazer arranjos. A água usada é água do mar.
Ginásio: O ginásio no convés do barco Primeiro para passageiros de primeira classe é destinado a homens das 8 as 10 h apenas, e novamente das 3 as 4 h. Mulheres das 10 h e das 4 as 5 h.
Ginástica: lugar sob a supervisão de um atendente de ginásio. O acesso de crianças não é permitido.
Sala de fumar: A sala de fumo está aberta de manhã cedo até meia-noite. É proibido fumar nas cabines, salões e sob o convés.
Salões: Estão abertos e serão fechados às 11 horas.
Médico e Farmácia: O steamer possui um médico nacionalmente certificado a bordo. Viajantes que ficam doentes durante a viagem são tratados gratuitamente e não cobram nada pelos medicamentos administrados. No entanto, o médico do navio está autorizado a exigir a taxa usual de viajantes para os passageiros que procuram tratamento de uma condição que não ocorreu durante a viagem.
Um intérprete está a bordo: Está disponível para interpretar todos os desejos ao pessoal operacional.
Barbeiro: O barbeiro pode cobrar por seus serviços. A remuneração é lançada na lista de preços da empresa.
Biblioteca: A biblioteca do navio consiste em obras em alemão, espanhol, inglês e francês e pode ser lida gratuitamente pelos passageiros durante a viagem. A biblioteca é gerenciada pelo administrador da biblioteca.
Cartas e telegramas: Para aceitar cartas e telegramas, que estão programados para entrega na próxima porta, o Primeiro Purser requer apenas o cálculo. Papel de carta e envelopes são administrados aos passageiros pelo mordomo do salão gratuitamente.
Cofre: O dinheiro e os objetos de valor podem ser entregues ao comissário de guarda no cofre localizado no quadro, mas sem responsabilidade adicional da Empresa.
Câmbio monetário: O dinheiro estrangeiro pode ser trocado por viajantes pelo comissário de bordo do navio.
Jogos de entretenimento: como hoopla, shuPeboard, dominó, sapato, dama e etc., estão a bordo e disponíveis para os passageiros a qualquer momento.
Operação: Os comissários têm instruções para acomodar os desejos de nossos viajantes da maneira mais polida sempre que possível. Pede-se aos passageiros que denunciem qualquer reclamação sobre operação negligente ou comportamento rude do mordomo para o mordomo chefe.
Sistema de telegrafia sem fio: Está disponível para nossos passageiros. Nossos funcionários do telégrafo podem fornecer informações imediatas.
Lavanderia: Na lavanderia a bordo para homens, mulheres e crianças, o preços são da tarifa padrão. Para mais informações, veja a câmara Steward.
Oficiais/funcionários/Passageiros
O DESTINO DO NAVIO A VAPOR KONIG WILHELM II
Em 23 de março de 1907, a renomada empresa alemã Stettiner Maschinenbau AG Vulcan construiu o navio Konig Wilhelm II. Posteriormente, a estimada companhia de navegação transatlântica Hamburg America Line (HAPAG) adquiriu a propriedade do navio.
Quando a Primeira Guerra Mundial começou em 1914, o navio encerrou as operações em Nova York. Três anos depois, em 1917, o navio foi apreendido pelo governo dos EUA e recebeu um novo nome, USS Madawaska. Durante a Primeira Guerra Mundial, o navio embarcou em 10 viagens transatlânticas, transportando cerca de 12.000 homens para a Europa. Após o armistício de 1918, o navio embarcou em mais sete viagens, retornando com segurança 17.000 homens de volta para casa.
O navio foi transferido para o Departamento de Guerra do Exército dos EUA em 1919 e depois passou por outra reconstrução em 1922. Foi durante esta reconstrução que o navio recebeu o novo nome US Grant (AP-29) e foi designado como Tropa Real. O navio desempenhou um papel crucial na Segunda Guerra Mundial, servindo como meio de transporte para soldados. O Grant continuou a ser utilizado por quase vinte anos, principalmente para fins de transporte de soldados por mar.
Quase perdendo-a em 1939, o americano US Grant escapou por pouco do desastre quando ficou preso no traiçoeiro Inner Reef em Guam. No entanto, depois de dois dias, o navio foi reflutuado com sucesso. A Marinha dos EUA assumiu o controle do Grant em 1941. No ano seguinte, em 1942, ela desempenhou um papel na Operação Aleutian, transportando tropas para Kodiak e Cold Bay. Foi durante uma dessas viagens, especificamente durante a rota de Seattle para o porto holandês, que o navio encontrou um ataque de um submarino japonês em 20 de julho de 1942. Felizmente, o Grant evitou habilmente os torpedos e permaneceu ileso. Servindo no Alasca até 1944, continuou a cumprir suas funções.
Após seu descomissionamento em 1945, o navio foi devolvido ao Exército dos EUA e estacionado em Seattle até 1946. Posteriormente, em 1948, o navio foi vendido à Boston Metals Co. Por seu serviço durante a Segunda Guerra Mundial, o US Grant, anteriormente conhecido como navio a vapor Konig Wilhelm II, foi premiado com uma estrela de batalha.
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Primeira Nota:
O nome do navio a vapor S.S. Konig Wilhelm II, foi construído em homenagem ao rei Wilhelm II que governou o ducado de Wurttemberg (território alemão) de 1891 a 1918. Ele nasceu em Stuttgart em 1848 e morreu em 2 de outubro de 1921 em Bebenhausen. Este rei popular foi forçado a renunciar em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial. Após sua renúncia, ele nunca mais entrou na cidade-residência real de Stuttgart, estabelecendo-se em Tübingen. Seu desejo era ter um túmulo simples no antigo cemitério de Ludwigsburg. Ele é memorializado com uma estátua dele andando com seus cães em frente ao Wilhelmspalais, a residência real em Stuttgart.
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Segunda Nota:
Ao analisar um trecho da obra do Dr. Miguel Augusto Gonçalves de Souza (2002), verifica-se que a data informada sobre a viagem de Manoel Gonçalves de Souza Moreira está errada. O autor registrou que Manoel havia feito sua viagem à Europa em 1912, porém, ao pesquisarmos essa informação, foi encontrado um anúncio no jornal "O Paiz" informando que o casal Gonçalves de Souza havia retornado da Europa em 1911, ou seja, a viagem ocorreu antes a data informada.
Já o pesquisador Dr. Guaracy de Castro Nogueira foi acautelado ao informar sobre a viagem de Manoel. O historiador somente registra que Manoel Gonçalves de Souza Gonçalves “ ao regressar de sua viagem à Europa em Paris, na cidade Luz, já idoso, passou a meditar […]”
JORNAL O PAIZ RJ / SEGUNDA,10 DE JULHO 1911
REFERÊNCIAS:
Organização, pesquisa e arte: Charles Aquino - Profissão Historiador Registro nº 343.
SOUZA, Miguel Augusto
Gonçalves de: Itaúna: sua trajetória política, social, religiosa, econômica
e cultural, desde a criação do Arraial de Santana do São João Acima, em 14 de
outubro de 1765, até a data do centenário de instalação do município: 1765-2002.
BH, Santa Clara, 2002, p.127.
Nogueira, Guaracy de Castro,
2014. Biografia de Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Disponível em: https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/manoelzinho-e-dona-cota.html
Sousa, Monsenhor Hilton
Gonçalves de. Manoel Gonçalves. Disponível em: https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/manoel-goncalves-de-souza-moreira-entre.html
Nogueira, Guaracy de Castro
Nogueira. Dona Cota. Disponível em:
https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/maria-goncalves-de-souza-moreira-dona.html
Nogueira, Guaracy de Castro Nogueira. Manoelzinho e Dona Cota. Disponível em: https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2013/11/batismo-manoel.html
Enciclopédia Ilustrada de
Pesquisa: Itaúna em detalhes, 2003, p.36.
Nav Source Online: Service
Ship Photo Archive. Disponível em: http://www.navsource.org
Gjenvick-GjonvikArchives:
Disponível em: https://www.gjenvick.com
Acervo fotográfico: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org
Instituto Cultural Maria
Castro Nogueira
Ships Nostalgia. Disponível
em: http://www.shipsnostalgia.com