sábado, abril 20, 2024

GONÇALVES PELA EUROPA

   Na década de 1911, o capitalista Manoel Gonçalves de Souza Moreira, “impulsionado por sua inata necessidade de evoluir e aprender, realizou longa viagem de instrução e recreio à Europa, fato não muito comum, para aqueles tempos” (Souza,2002). Acompanhou-o nesta aventura sua esposa, Maria Gonçalves de Souza Moreira — Dona Cota. O casal itaunense embarcou a bordo do S.S. Konig Wilhelm II, navio a vapor de propriedade da renomada empresa de transporte transatlântico Hamburg America Line (HAPAG), com sede em Hamburgo, na Alemanha. 
   A HAPAG rapidamente se estabeleceu como líder no mercado global, atendendo à população imigrante alemã com destino à América do Norte e Europa Oriental. O navio a vapor em si ostentava um tamanho impressionante de aproximadamente 9.500 toneladas e uma potência formidável de 7.200 cavalos. Com um alcance médio de 1.572 milhas e uma velocidade de cruzeiro de 15½ nós, a embarcação foi uma prova de sua eficiência e sustentabilidade. 
   Após o regresso da Europa, Manoel Gonçalves de Souza Moreira, já com idade avançada, refletiu profundamente sobre o que deveria acontecer com a significativa riqueza que acumulara. Sem filhos e com profundo carinho pela cidade natal de Itaúna, tomou uma decisão profunda movida pelo seu espírito cristão e fraterno. Esta decisão moldaria o rumo da sua vida: estabelecer uma “Casa de Caridade” na sua cidade natal e doar generosamente uma parte substancial da sua considerável fortuna para a criação de uma instituição.  Esta instituição se dedicaria à construção e manutenção de um hospital, de um lar para idosos e de um pavilhão projetado especificamente para pacientes com tuberculose. Além disso, conforme previsto em seu testamento, parte dos recursos seria investida na educação dos jovens de Itaúna (NOGUEIRA, 2014). 
   Por essas ações conquistou o maior respeito, admiração e eterna gratidão de todos os itaunenses, tornando-se nosso maior patrono. Em 20 de julho de 1920, aos 68 anos, faleceu em Belo Horizonte e foi sepultado em Itaúna, conforme sua vontade, ao lado da "Casa de Caridade", que orgulhosamente leva seu nome como testemunho de sua benevolência. Dona Cota, que também era sua prima com quem se casou, foi uma pessoa única em Itaúna e sem dúvida a mais generosa filantropa do século XX em nossa cidade, por sua natureza profundamente compassiva (NOGUEIRA, 2014).

ROTA DO CRUZEIRO MARÍTIMO

S.S. Konig Wilhelm II 1907

INFORMAÇÕES DE VIAGEM AOS PASSAGEIROS

Refeições: É servido: 7 as 10 h café da manhã do relógio em primeiro lugar, e 12 as 13 hs almoço do meio-dia, às 7 horas do jantar da noite. Para cada refeição são impressos menus especiais. Espaços de mesa são instruídos pelo Comissário Chefe. 15 minutos antes do início da refeição, um sinal é dado; um segundo sinal indica o início das refeições. As crianças comem no berçário.
Música: Os concertos da banda no navio encontram-se no convés – manhã de 10 as 11 hs e no salão da primeira cabine durante o jantar.
Cabanas: Luz elétrica em cada conexão de cabines. Recomenda-se que os passageiros mantenham suas cabines fechadas durante sua permanência no porto.
Espaço para bagagem: Nas cabines apenas pequenas peças de bagagem podem ser acomodadas, a bagagem pesada deve ser arrumada no espaço, que está disponível diariamente.
Banhos: Os banheiros estão localizados a bordo, onde os passageiros podem obter banhos quentes a qualquer momento gratuitamente. Por favor, entre em contato com o comissário de bordo para fazer arranjos. A água usada é água do mar.
 Ginásio: O ginásio no convés do barco Primeiro para passageiros de primeira classe é destinado a homens das 8 as 10 h apenas, e novamente das 3 as 4 h. Mulheres das 10 h e das 4 as 5 h.
Ginástica: lugar sob a supervisão de um atendente de ginásio. O acesso de crianças não é permitido.
Sala de fumar: A sala de fumo está aberta de manhã cedo até meia-noite. É proibido fumar nas cabines, salões e sob o convés.
Salões: Estão abertos e serão fechados às 11 horas.
Médico e Farmácia: O steamer possui um médico nacionalmente certificado a bordo. Viajantes que ficam doentes durante a viagem são tratados gratuitamente e não cobram nada pelos medicamentos administrados. No entanto, o médico do navio está autorizado a exigir a taxa usual de viajantes para os passageiros que procuram tratamento de uma condição que não ocorreu durante a viagem.
Um intérprete está a bordo: Está disponível para interpretar todos os desejos ao pessoal operacional.
Barbeiro: O barbeiro pode cobrar por seus serviços. A remuneração é lançada na lista de preços da empresa.
Biblioteca: A biblioteca do navio consiste em obras em alemão, espanhol, inglês e francês e pode ser lida gratuitamente pelos passageiros durante a viagem. A biblioteca é gerenciada pelo administrador da biblioteca.
Cartas e telegramas: Para aceitar cartas e telegramas, que estão programados para entrega na próxima porta, o Primeiro Purser requer apenas o cálculo. Papel de carta e envelopes são administrados aos passageiros pelo mordomo do salão gratuitamente.
Cofre: O dinheiro e os objetos de valor podem ser entregues ao comissário de guarda no cofre localizado no quadro, mas sem responsabilidade adicional da Empresa.
 Câmbio monetário: O dinheiro estrangeiro pode ser trocado por viajantes pelo comissário de bordo do navio.
Jogos de entretenimento: como hoopla, shuPeboard, dominó, sapato, dama e etc., estão a bordo e disponíveis para os passageiros a qualquer momento.
Operação: Os comissários têm instruções para acomodar os desejos de nossos viajantes da maneira mais polida sempre que possível. Pede-se aos passageiros que denunciem qualquer reclamação sobre operação negligente ou comportamento rude do mordomo para o mordomo chefe.
Sistema de telegrafia sem fio: Está disponível para nossos passageiros. Nossos funcionários do telégrafo podem fornecer informações imediatas.
Lavanderia: Na lavanderia a bordo para homens, mulheres e crianças, o preços são da tarifa padrão. Para mais informações, veja a câmara Steward.

Oficiais/funcionários/Passageiros

O DESTINO DO NAVIO A VAPOR KONIG WILHELM II
USS Madawaska 1918

Em 23 de março de 1907, a renomada empresa alemã Stettiner Maschinenbau AG Vulcan construiu o navio Konig Wilhelm II. Posteriormente, a estimada companhia de navegação transatlântica Hamburg America Line (HAPAG) adquiriu a propriedade do navio.
    Quando a Primeira Guerra Mundial começou em 1914, o navio encerrou as operações em Nova York. Três anos depois, em 1917, o navio foi apreendido pelo governo dos EUA e recebeu um novo nome, USS Madawaska. Durante a Primeira Guerra Mundial, o navio embarcou em 10 viagens transatlânticas, transportando cerca de 12.000 homens para a Europa. Após o armistício de 1918, o navio embarcou em mais sete viagens, retornando com segurança 17.000 homens de volta para casa.
    O navio foi transferido para o Departamento de Guerra do Exército dos EUA em 1919 e depois passou por outra reconstrução em 1922. Foi durante esta reconstrução que o navio recebeu o novo nome US Grant (AP-29) e foi designado como Tropa Real. O navio desempenhou um papel crucial na Segunda Guerra Mundial, servindo como meio de transporte para soldados. O Grant continuou a ser utilizado por quase vinte anos, principalmente para fins de transporte de soldados por mar.
    Quase perdendo-a em 1939, o americano US Grant escapou por pouco do desastre quando ficou preso no traiçoeiro Inner Reef em Guam. No entanto, depois de dois dias, o navio foi reflutuado com sucesso. A Marinha dos EUA assumiu o controle do Grant em 1941. No ano seguinte, em 1942, ela desempenhou um papel na Operação Aleutian, transportando tropas para Kodiak e Cold Bay. Foi durante uma dessas viagens, especificamente durante a rota de Seattle para o porto holandês, que o navio encontrou um ataque de um submarino japonês em 20 de julho de 1942. Felizmente, o Grant evitou habilmente os torpedos e permaneceu ileso. Servindo no Alasca até 1944, continuou a cumprir suas funções.
US Grant (AP-29) 1938

    Após seu descomissionamento em 1945, o navio foi devolvido ao Exército dos EUA e estacionado em Seattle até 1946. Posteriormente, em 1948, o navio foi vendido à Boston Metals Co. Por seu serviço durante a Segunda Guerra Mundial, o US Grant, anteriormente conhecido como navio a vapor Konig Wilhelm II, foi premiado com uma estrela de batalha.
 
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Primeira Nota:

    O nome do navio a vapor S.S. Konig Wilhelm II, foi construído em homenagem ao rei Wilhelm II que governou o ducado de Wurttemberg (território alemão) de 1891 a 1918. Ele nasceu em Stuttgart em 1848 e morreu em 2 de outubro de 1921 em Bebenhausen. Este rei popular foi forçado a renunciar em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial. Após sua renúncia, ele nunca mais entrou na cidade-residência real de Stuttgart, estabelecendo-se em Tübingen. Seu desejo era ter um túmulo simples no antigo cemitério de Ludwigsburg. Ele é memorializado com uma estátua dele andando com seus cães em frente ao Wilhelmspalais, a residência real em Stuttgart.

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Segunda Nota:

    Ao analisar um trecho da obra do Dr. Miguel Augusto Gonçalves de Souza (2002), verifica-se que a data informada sobre a viagem de Manoel Gonçalves de Souza Moreira está errada. O autor registrou que Manoel havia feito sua viagem à Europa em 1912, porém, ao pesquisarmos essa informação, foi encontrado um anúncio no jornal "O Paiz" informando que o casal Gonçalves de Souza havia retornado da Europa em 1911, ou seja, a viagem ocorreu antes a data informada.
    Já o pesquisador  Dr. Guaracy de Castro Nogueira foi acautelado ao informar sobre a viagem de Manoel. O historiador somente registra que Manoel Gonçalves de Souza Gonçalves “ ao regressar de sua viagem à Europa em Paris, na cidade Luz, já idoso, passou a meditar […]”
JORNAL O PAIZ RJ / SEGUNDA,10 DE JULHO 1911


REFERÊNCIAS:

Organização, pesquisa e arte: Charles Aquino -  Profissão Historiador Registro nº 343.

SOUZA, Miguel Augusto Gonçalves de: Itaúna: sua trajetória política, social, religiosa, econômica e cultural, desde a criação do Arraial de Santana do São João Acima, em 14 de outubro de 1765, até a data do centenário de instalação do município: 1765-2002. BH, Santa Clara, 2002, p.127.

Nogueira, Guaracy de Castro, 2014. Biografia de Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Disponível em: https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/manoelzinho-e-dona-cota.html  

Sousa, Monsenhor Hilton Gonçalves de. Manoel Gonçalves. Disponível em: https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/manoel-goncalves-de-souza-moreira-entre.html  

Nogueira, Guaracy de Castro Nogueira. Dona Cota. Disponível em:  https://itaunacaridade.blogspot.com/2014/12/maria-goncalves-de-souza-moreira-dona.html  

Nogueira, Guaracy de Castro Nogueira. Manoelzinho e Dona Cota. Disponível em:  https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2013/11/batismo-manoel.html

Enciclopédia Ilustrada de Pesquisa: Itaúna em detalhes, 2003, p.36.

Nav Source Online: Service Ship Photo Archive. Disponível em: http://www.navsource.org  

Gjenvick-GjonvikArchives: Disponível em: https://www.gjenvick.com  

Acervo fotográfico: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org

Instituto Cultural Maria Castro Nogueira

Ships Nostalgia. Disponível em: http://www.shipsnostalgia.com  

 

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