quarta-feira, junho 23, 2021

CARNAVAL ITAUNENSE SUSPENSO 1975

 
EPIDEMIA MENINGITE EM ITAÚNA

DESFILES DE CARNAVAL SUSPENSOS EM 1975

Em reunião conjunta com sua equipe médica e com diretores das três escolas de samba da cidade, a Prefeitura de Itaúna/MG resolveu não promover desfiles carnavalescos este ano, já que a incidência da meningite recrudesceu no município, à partir de janeiro.

De acordo com o chefe de gabinete do prefeito, Antônio Parreiras, o único hospital da cidade vem mantendo, desde o início do ano, uma média diária de 25 pessoas internadas com meningite. Em Belo Horizonte, havia ontem, nos hospitais Cícero Ferreira e da Baleia, 54 crianças e 27 adultos contaminados por meningite meningocócica.

Ainda esta semana, prefeito de Itaúna, Hidelbrando Canabrava Rodrigues, se reunirá com os presidentes dos quatro clubes sociais da cidade para decidir se serão ou não realizados os bailes infantis diurnos, que a equipe médica aconselhou serem suspensos a fim de evitar maior disseminação da doença. Itaúna, com 50 mil habitantes, é uma das cidades cuja população será vacinada, com prioridade, no final de fevereiro. A vacinação em Minas deverá ser iniciada no dia 23 em Belo Horizonte.

 VACINAS SÓ EM FEVEREIRO

Começa em 24 de fevereiro a vacinação em massa contra a meningite em todo o Estado. A Secretaria da Saúde recebe do Ministério de Saúde 10.800.000 doses, parceladamente – dois milhões de doses por mês -  e já tem esquematizado todo o plano de aplicação.

Serão vacinadas, em primeiro lugar, as populações das cidades que tiveram maior incidência da doença, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Araguari, Divinópolis, ITAÚNA, Patos de Minas, Paracatu, Formiga, Itabira, João Monlevade e João Pinheiro. Nestas Cidades, serão utilizados dez injetores de pressão, sendo cinco elétricos, com a finalidade de aumentar a capacidade de produção das equipes que vão usa-los.

VACINA DUPLA

Todas as pessoas acima de seis meses receberão as vacinas – tipos A e C – associadas na mesma dose. Em Belo Horizonte, o maior núcleo populacional do Estado, a vacinação será nas Unidades de Saúde. Os campos de futebol também serão utilizados, por apresentarem maior capacidade de aglomeração de pessoas. Para isto, 60 injetores de pressão serão utilizados, montados em veículos que, após atender a população urbana, irão percorrer a zona urbana de Belo Horizonte. Em seguida, a campanha se estenderá às outras cidades de Minas, através dos Centros regionais de Saúde, até atingir toda a população do Estado. 

Este instrumento portátil funcionava com um mecanismo de ar comprimido, que, quando acionado por um pedal, proporcionava uma poderosa fonte de pressão. Sem o uso de agulha, a administração percutânea da vacina se dava através de um fluxo de alta pressão.

Inventada por médicos militares norte-americanos, criada no final dos anos 1950, ela tinha como objetivo agilizar a vacinação de grandes grupos de pessoas. Foi utilizada, inicialmente, para vacinar militares e prisioneiros em presídios. 

REFERÊNCIAS:

Pesquisa e Elaboração: Charles Aquino

Acervo: Science Museum Group. Disponível em: https://collection.sciencemuseumgroup.org.uk/objects/co8061806/ped-o-jet-mass-inoculation-gun-inoculation-gun

Texto Jornal A Tribuna – 28/01/1975, número 305, p.5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_02/68383

Texto Museu da Vida. Disponível em:   http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/noticias/1498-objeto-em-foco-pistola-de-vacinacao

Texto Jornal O Processo 15 a 31 de Janeiro 1975, número 41, p.5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/829587/325

Acervo Smithsonian Magazine. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/smart-news/long-shadow-1976-swine-flu-vaccine-fiasco-180961994/

0 comentários:

Postar um comentário