segunda-feira, maio 14, 2018

PARÓQUIA SANTANENSE

Surgira festivo e encantador o dia 18 de janeiro de 1953. A própria natureza parecia ter um que de extraordinário. O sol banhava com seus raios límpidos e fulgentes a pequena localidade de Santanense. As casas dos laboriosos operários pareciam mais claras. A fábrica que há mais de cinquenta anos, ao bate-bate de seus teares, trouxe com seu ruído característico a pequena povoação de um canto constante, tronou-se silenciosa, homenageando assim a grande data da fundação solene da paróquia.
Um belíssimo altar foi erguido em frente a velha capela, hoje matriz. As solenidades foram marcadas para as 10 horas. Pouco antes desta hora deram entrada nesta localidade diversos automóveis trazendo as autoridades municipais, diretoria da Companhia Tecidos Santanense e diversas pessoas.
Junto ao altar já aguardava o início das solenidades a Banda de música local, regida pelo maestro José Amâncio de Oliveira e uma grande multidão de pessoas.
As 10 horas, esperando por todos, dava entrada o automóvel que conduziu o vigário de Itaúna e também o vigário encarregado da nova paróquia. Achavam-se presentes o Revmo. Padre Sílvio Rodrigues Silva, ex- cooperador de Itaúna e vigário encomendado para Maravilhas de Pitangui e Jesus Mendonça, vigário de Esmeralda.
Diante de todo o povo, revestido dos paramentos litúrgicos, o vigário encarregado leu o Decreto 78 — Criação da Paróquia do Coração de Jesus de Santanense.
Em seguida foi lida pelo Revmo. Padre Sílvio Rodrigues Silva a provisão do primeiro vigário encarregado da nova Paróquia, Revmo. Pe. José Ferreira Netto. O vigário encarregado dirigiu a sua palavra aos seus paroquianos, manifestando a sua alegria com a criação da paróquia de Santanense, criação esta que foi tantas e tantas vezes solicitada por ele.
Pe. José fez um apelo para que o mais breve possível ficasse pronta a casa paroquial para o futuro vigário. Em nome da Companhia Tecidos Santanense usou da palavra um de seus diretores, Dr. Alcides Gonçalves de Souza. Manifestou ele o júbilo da Companhia de Tecidos Santanense pela criação da paróquia e em nome da Companhia, disse ele que, a mesma estaria à disposição para cooperar na medida do possível com as obras paroquiais e com o vigário.
Em nome dos operários da Santanense falou o Dr. Jose Luiz de Oliveira, mostrando a alegria dos bons operários em ver a benevolência do Sr. Arcebispo em criar a paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Santanense.
Seguiu-se o santo sacrifício da missa. Terminada a santa missa, foi servida aos presentes uma santa mesa de salgados, bebidas, etc. Terminado o lanche, seguiram todos para o local escolhido para a Casa Paroquial. Todos munidos de velas, o Revmo. Pe. José Netto lançou sua benção sobre a pedra fundamental da residência paroquial.
Vivas e mais vivas! No cofre da pedra foi colocada a ata jornais e moedas da época. Iniciou-se assim uma nova fase para Santanense.
13º PÁROCO - ANTÔNIO CARLOS SOUZA BARBOSA - 2014 ATÉ HOJE

Referências:
Diocese de Divinópolis. Disponível em: https://www.diocesedivinopolis.org.br
Fotografias: Charles Aquino e Alexandre Campos
Texto transcrito do Livro do Tombo da Paróquia do Coração de Jesus de Santanense: Instalação Solene da Paróquia, p. 31.
Pesquisa: Charles Aquino e Alexandre Campos
Organização: Charles Aquino

0 comentários:

Postar um comentário