sábado, dezembro 20, 2014

CAPIXABA ITAUNENSE

CORONEL MARCONDES ALVES DE SOUZA


Este ilustre itaunense nascera em 1870, nos tempos de Santana. De inteligência viva, atirado e de espírito bandeirante, aos 16 anos deixou a sua terra natal, internando-se pelo vale do rio Doce, indo radicar-se em Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Aos 23 anos, fora eleito presidente do diretório político daquele próspero município Capixaba, mantendo-se no cargo com grande tino até 1912. Em 1905, eleito vereador municipal. Em 1907, nomeado suplente de Juiz de Direito da Comarca. Em 1909, presidente da Câmara Municipal. E pouco depois, vice-presidente do Estado.


Em 1912, foi eleito presidente do Estado, numa fase difícil de sua política, como nos informa o historiador João Dornas Filho em sua monografia sobre Itaúna, tendo uma aguerrida oposição chefiada pelo senador Muniz Freire. O que foi a sua atuação nesse elevado cargo, atesta o gesto dos próprios oposicionistas que, nem belo exemplo de patriotismo, fizeram causa comum com a política do seu presidente, que era a do progresso do Espírito Santo. Na qualidade de presidente eleito, o Cel. Marcondes Alves de Souza, num gesto de cavalheirismo e de amor a sua terra e a sua família, visitou Itaúna em 1912, sendo recebido solenemente.


Das inúmeras homenagens que lhe foram prestadas pelos itaunenses, constou a da representação, no Teatro Municipal, da revista denominada "A visita do Presidente", de autoria do dr. Mário Matos, então primeiranista de direito, e de seu tio Silvio de Matos, representada com grande sucesso pelos autores e por Aquilino Gomide, Péricles Gomide, Tácito Nogueira, Artur de Matos, Rossini de Matos, Adélia Gomide, Celisa Gomide, Aristides Nogueira Machado, Serjobes Augusto de faria, Ivolino de Matos, Jovelina Carvalho, Olga Matos e Josias Nogueira Filho.¹


MARCONDES ALVES DE SOUSA

15º GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO

PERÍODO DE GOVERNO: 23 DE MAIO DE 1912 - 23 DE MAIO DE 1916

NASCIMENTO: 12 DE SETEMBRO DE 1870, ITAÚNA

MORTE: 29 DE ABRIL DE 1938, BELO HORIZONTE

NACIONALIDADE: BRASILEIRA

PROFISSÃO: MILITAR

 


 

[1]  Revista Acaiaca: Cel. Marcondes Alves de Souza. p. 196. Ano: 1952. Digitado conforme original.

quinta-feira, dezembro 18, 2014

quarta-feira, dezembro 17, 2014

CAMAREIRO SECRETO

MONSENHOR HILTON GONÇALVES DE SOUSA

Monsenhor Hilton Gonçalves de Sousa, elevado à categoria de Camareiro Secreto Extranumerário pela Santa Sé, nasceu em Itaúna, em 31 de dezembro de 1912. Sua jornada terrena foi marcada por um profundo compromisso com a fé e um serviço incansável à Igreja.

Desde sua infância, demonstrou uma inteligência notável, sendo alfabetizado antes dos sete anos. Embora tenha inicialmente seguido a carreira de professor, logo sentiu o chamado de Deus e ingressou no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, por volta de 1925.

Após alguns anos de dúvida e reflexão, e também dedicando-se ao cuidado de sua mãe durante seus últimos anos de vida, Monsenhor Hilton finalmente abraçou plenamente sua vocação sacerdotal. Ordenado em 1944, dedicou-se ao serviço pastoral em várias paróquias, deixando sua marca não apenas como um habilidoso administrador, mas também como um líder espiritual compassivo e dedicado.

Seu último posto foi na Paróquia do Coração de Jesus de Santanense, onde seu dinamismo e disponibilidade para o serviço religioso foram amplamente reconhecidos. Sua morte, em 20 de fevereiro de 1985, foi um choque para todos que o conheciam, deixando um vazio profundo na comunidade e naqueles que o amavam.

Monsenhor Hilton será lembrado não apenas por suas realizações pastorais, mas também por sua personalidade gentil, sua sabedoria e sua capacidade de transmitir os ensinamentos da fé de uma maneira autêntica e inspiradora. Seu legado perdurará nas memórias daqueles cujas vidas ele tocou e nos corações daqueles que foram abençoados por sua presença e orientação espiritual.


Camareiro Secreto Extranumerário da Santa Sé

Por ato recente da Santa Sé, acaba de ser elevado à categoria de Camareiro Secreto Extranumerário o Exmo. e Revmo. Monsenhor Hilton Gonçalves de Sousa. Esse sacerdote nasceu em Itaúna, aos 31 de dezembro de 1912, cursou o Seminário de Belo Horizonte e ordenou-se em sua terra natal em 1º de novembro de 1941.
Conferiu-lhe o Presbiterado o Exmo. e Revmo. Dom Antônio dos Santos Cabral. Exerceu diversos cargos relevantes na Arquidiocese de Belo Horizonte, entre os quais o de Reitor do Seminário de Belo Horizonte. Trabalhou intensamente para a organização da diocese de Divinópolis e, atualmente desempenha as funções de Vigário Geral do Bispado de D. Cristiano de Araújo Pena.

Jornal O Diário, 21 de novembro 1959


Organização e elaboração: Charles Aquino