quinta-feira, abril 19, 2018

CENTENÁRIO DE SANT'ANA

(Clicar na imagem para ampliar)


COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA PARÓQUIA DE SANT’ANA
1941

Comemora-se solenemente o centenário da criação da paróquia de Sant’Ana. A “Folha de Minas”, de Belo Horizonte, no seu número de 24 de abril, noticiava nestes termos o acontecimento:
Revestiram-se de mais solene grandiosidade e beleza os festejos religiosos com que a paróquia de Itaúna comemorou o centenário da sua criação, reunindo-se o povo em torno do seu pastor e do seu pároco jubilosamente irmanados na celebração de acontecimentos tão marcante na história local.
O centenário da criação da paróquia de Sant’Ana de Itaúna, que transcorrera a 7 do “fluente”, só a 19 pôde ser festejado, porque sua excelência, o sr. Arcebispo Dom. Antônio dos Santos Cabral, fazendo questão de compartilhar pessoalmente da alegria dos itaunenses, só nessa data sentiu-se desligado de compromissos na sede da Arquidiocese, comparecendo a cidade e dirigindo paternalmente os festejos que transcorreram soleníssimos com a presença de milhares de fiéis.
Das paróquias vizinhas ocorreram inúmeros amigos de Itaúna, que vieram festejar com a paróquia irmã a comemoração jubilosa além da vinda dos seguintes sacerdotes cuja presença muito concorreu para o brilho das festas:
Pe. Ubaldo Anselmo da Silviera, capelão da “Santa Casa Manuel Gonçalves”
Pe. José Muguira da F.C.M.
Pe. Colombo Roque da S.S.S.
Pe. Sinfrônio Tôrres , coadjutor da  paróquia de Campo Belo
Pe. Guerino Pontolo, vigário de Papagaio
Pe. Mário Jota, vigário de Itatiaiuçu
Diácono Carlos Pinto
Subdiácono João Marinho
Pe. Hilton Gonçalves
Menorista Jesus Mendonça
Dia 18, pelas 5 horas da tarde, chegava a cidade, sua excelência arcebispo Dom. Cabral, sendo recebido festivamente pela população, realizando-se a noite a benção do Santíssimo Sacramento. No dia seguinte, as 8 horas da manhã, teve lugar a imponente cerimônia da sagração do altar-mor da matriz, a quinta feita em toda a Arquidiocese, oficiada pessoalmente pelo Arcebispo e acolitado por todos os padres presentes.
Dia 20, pela manhã, realizou-se imponentíssima missa solene pontifical, oficiada pelo sr. Arcebispo, ocupando o púlpito o revmo. Padre Colombo Roque e encerrando-se a cerimônia com a benção do Santíssimo Sacramento. As 19 horas desse mesmo dia teve lugar o solene Te Deum em ação de graças pelo transcurso da data centenária.
Durante toda a permanência na cidade de sua excelência o sr. Arcebispo Dom Cabral, foi ministrado o sacramento do Crisma, sendo também numerosas as confissões e comunhões. Não só as instituições religiosas da paróquia, como também as autoridades civis do município, emprestaram a sua adesão as comemorações. O prefeito municipal, sr. Lincoln Nogueira, que vem realizando no município uma obra consagradora de admirador atilado, esteve sempre presente a todas as cerimônias, cercando o sr. Arcebispo e demais visitantes amigos de todas as considerações de que são dignos.
A Escola normal local, por inciativa dos professores Arthur Contagem Vilaça e Joaquim Augusto Pereira Lima, levou a efeito, na tarde de 18, uma bela cerimônia cívica dedicada ao centenário paroquial, falando vários oradores e quando a aluna Noêmia Dornas Lima recitou com inteligência versos alusivos à data”. 
Ao ensejo do transcurso do centenário, João Dornas Filho escreveu o seguinte soneto:
ITAÚNA
No suave dorso do monte
em que sonhando te inclinas,
tens o mais belo horizonte
da doce terra de Minas…

Naquele morro defronte,
entre araçás e boninas,
dadivosa  a Cruz do Insonte
espalha bênçãos divinas…

O Rosário é d’outro lado…
É o nosso berço sagrado
que junto aos céus se alcandora…

Foi nele, tenho-o por certo,
que Sant’Ana,  o  livro aberto,
doutrinou Nossa Senhora…


01Pe. Hilton Gonçalves de Souza   /   Saiba Mais
02Dr. Lincoln Nogueira Machado, Prefeito de Itaúna
03Arcebispo Dom. Antônio dos Santos Cabral
06Pe. Waldemar Antônio de Pádua Teixeira   /   Saiba Mais     
17Guarany Nogueira
41Jacy Diniz Nogueira
31Dr. Dario Gonçalves de Souza
16Dr. Agostinho
13Dr. Augusto de Lima Coutinho   /   Saiba Mais
10Dr. Drumond de Andrade
15Serjobes Augusto de Faria, “Jobito”.
40Diácono Carlos Pinto
28Dr. Joaquim Pereira Lima, Dr.Juju
Em breve mais nomes …



Referências:
Texto transcrito do livro FILHO, João Dornas. Efemérides Itaunense, Ed. João Calazans, bh, 1951, ps. 53,54,55.
Acervo: Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho
Pesquisa e Organização: Charles Aquino
Colaboração: Prof. Luiz Mascarenhas


0 comentários:

Postar um comentário