quinta-feira, julho 12, 2012

MISS ITAÚNA 1949


Entre os fatos que marcaram a Rua Direita no ano de 1949 está a eleição de minha tia ALICE NOGUEIRA, como Miss Itaúna. Os fatos se deram da seguinte forma.

O nosso saudoso Sebastião Nogueira Gomide, o PIU, proprietário de redator da Folha do Oeste, resolveu lançar o desafio de Itaúna eleger pela primeira vez a sua Miss. A forma de eleição era diferente da que é adotada até hoje.

Não haveria desfile nem baile com jurados para a escolha da Miss. Ele procurou comerciantes, empresários e profissionais liberais, pedindo que cada um lançasse um nome. Entre os procurados estava do Sr. José de Cerqueira Lima (Zezé Lima), então diretor comercial da extinta Cia.

Industrial, Zezé Lima não teve dúvidas. Lançou o nome da minha tia, à época trabalhadora da Itaunense. Como já disse, os patrocinadores mandariam imprimir talões com a mesma quantidade de votos que deveriam ser vendidos. A candidata que conseguisse vender mais votos seria a eleita. Ressalte-se, conforme diz o próprio PIU em artigo publicado na edição de 09 de fevereiro de 1949, que todas as candidatas eram de altíssimo nível.

Como não poderia deixar de ser, a ITAUNENSE comprou todos os da ALICE NOGUEIRA. Feita a apuração era foi eleita. Conforme você pode ver na foto que vai em anexo, era uma beleza natural, limpa, sem maquiagem.

E a festa foi marcada para o dia 09 de fevereiro de 1949. Eu era criança e me lembro perfeitamente dos fatos. No dia 9 pela manhã houve a alvorada musical feita pela Banda de Música Santa Cecília que, à época, senão me engano, era regida pelo maestro Oséias Alves de Sousa.

Como em todo acontecimento, houve a missa em ação de graças às 10 horas na Matriz de Sant'Ana. Naquela época havia a missa das 8 (para crianças), das 9 (para os senhores homens, como gostava de dizer o saudoso Pe. Netto e, às 10 a missa das senhoras e senhoritas, todas com a cabeça coberta por um véu branco ou preto, conforme o estado civil de cada uma.

Por volta de 14 horas, houve um jogo de futebol entre o Esporte Clube de Itaúna e o River Plate e a Miss foi convidada a dar o chute inicial. Às 16 horas a Itaunense ofereceu uma pequena recepção para a família, diretores, chefes e colegas da eleita, tudo na casa de minha avó.

E para encerrar aquele inesquecível 09 de fevereiro de 1949, teve o Baile de Coroação da Miss e das Princesas. O baile foi realizado no primeiro andar da casa do Sr. Leão José, (hoje demolida), porque o União (cuja foto estou enviando), estava em construção. E assim foi, resumidamente, a eleição da Miss Itaúna, minha querida e saudosa tia ALICE NOGUEIRA.

Alice casou-se com Renato Moreira, teve 5 filhos. Deus a levou subitamente no dia 25 de outubro de 1986, aos 56 anos. Renato e os filhos estão aí, graças a Deus. Como já se passaram 62 anos, creio que poucas pessoas se lembram deste acontecimento, que teve repercussão até fora de Itaúna.

Em suma, foram estes os fatos. Um fraternal abraço.

Juarez Franco




Um comentário:

  1. Juarez, meus parabéns pela postagem. É assim, através desses importantes relatos do cotidiano e dos pitorescos eventos de nossa história que vamos reconstruindo a beleza do nosso passado para o presente e o futuro de todos nós, itaunenses. Parabéns, Charles pela oportunidade que o Blog oferece de capturar e divulgar essas histórias.

    ResponderExcluir