domingo, junho 04, 2017

RÁDIO NOVELA NA RÁDIO CLUBE ITAÚNA

Cosme Silva e o mágico Baratinha


A ZYZ-4, Rádio Clube de Itaúna, salvo engano, ainda pertence aos Cerqueira Lima. Antes da mudança para a rua Godofredo Gonçalves, a emissora, funcionava na União Operária, sede velha, bem próximo do Grupo Escolar José de Melo. Rádio competente, tinha programas de auditório, música e a "Tarde Sertaneja", sob o comando do Mineiro e do Mineirinho.
Um dos baluartes da Rádio era o Cosme Silva. Entusiasmado, era locutor, animador, contra-regra, operador de equipamentos e tudo mais que fosse necessário. Um coringa. Naqueles tempos, o forte do rádio brasileiro eram as novelas. Emissora que se prezasse tinha de ter rádio-novela. Tempos de "O Direito de Nascer", Jerônimo, o herói do sertão, Presídio de Mulheres e muitas outras.
Cosme Silva, dentro de seu pioneirismo, resolveu montar um " cast" de rádio-novela na ZYZ-4. A emissora tinha contratado um locutor novo, vindo de Divinópolis. Voz de comendador, boa entonação e boa fluência. Seu nome: Luziario Pinto de Andrade.
Escolhido o enredo da novela, cast montado e contra-regra a postos, o folhetim ia de vento em popa. Num dos capítulos, o vilão teria de matar o mocinho a tiros. O contra-regra, devidamente equipado com um saco de papel do Armazém Assis, deveria assoprar a capanga e estoura-la próxima do microfone. Tal igual um tirambaco de cartucheira.
Cena montada, o vilão Luziario brada com seu vozeirão: " vou acabar com você no tiro de espingarda!!!!
O contra-regra ao tentar estourar o saco, foi um fiasco. A capanga estava furada e o ar fez puffffff.
Nova capanga, nova tentativa. Mais um fiasco. Luziario esbravejava: " não é possível, mexeram na minha arma. Ela nunca me negou fogo!!!
Terceira tentativa e novo insucesso. Os sacos de papel não davam no couro. O matador não se fez de rogado. Chutou uma cadeira para o barulho simular a queda do trabuco. Ao fazê-lo, esbravejou:
"Sai fora porcaria, negar fogo três vezes é de amargar. Mas nem por isso você me escapa!!!!Vai de faca mesmo!!!!!
Cosme Silva, " mortalmente ferido" no peito gemia a mais não poder. O restante vai para outro capítulo...

Uma nota: Luziario Pinto de Andrade, casou-se em Itaúna, com a filha de um alfaiate. Bonita, ela. Depois de deixar a cidade, veio para Belo Horizonte trabalhar na Rádio Inconfidência. Encontrava sempre com ele.
Paulo Gonçalves, também de Itaúna, veio para Belo Horizonte e também trabalhou na Inconfidência. Ótimo locutor.
Aos contra-regras compete simular em estúdio, os diversos sons a serem transmitidos. Exemplos: tiro: estouro de saco de papel; trovoada: manuseio correto de uma folha de zinco; tropel de cavalos: bater dois tacos na mesa, em compasso.

*Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Causo enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 04/06/2017.

Acervo: Giovanni Vinícios (filho de Cosme Silva)

Obs.: A palavra contrarregra está em vigor, desde janeiro 2009 com o Novo Acordo Ortográfico. O substantivo masculino contrarregra se refere ao técnico que trabalha nos bastidores de peças teatrais, filmes, programas de rádio ou televisão, responsável pela entrada dos atores em cena e pelos diversos acessórios necessários nos cenários, bem como pela seleção e aplicação dos efeitos sonoros, sendo sinônimo de sonoplasta.  Todavia, neste causo acima, a palavra contra-regra foi escrita nos moldes da década de 50 para que o leitor desfrute da leitura de uma época de ouro!



0 comentários:

Postar um comentário