domingo, maio 21, 2017

ITAÚNA: A ENCHENTE DE 1919

Cavaleiro e Animal Rodaram na Enchente

Nos idos de 1918/1919 mais ou menos, uma lamentável ocorrência numa enchente do Rio São João. Certa tarde, um cidadão da zona rural, residente para as bandas do outro lado do rio, montado no seu cavalo, fora descendo a cava funda abaixo da estrada de ferro, na travessia do Serafim (Armazém situado à Rua Silva Jardim). Ao aproximar-se do matadouro municipal, ele detivera o seu alazão e passara a contemplar o que via pela frente. Era muita água mesmo!
Pouco além do matadouro, no local da água espalhada que procedia da praia, o terreno era mais baixo e essa declividade prosseguia praia acima passando por debaixo do pontilhão da estrada de ferro. A enchente do Rio São João invadia também aquele boqueirão. Mas apesar disso, o cavaleiro não retrocedeu na sua jornada, certamente por um dos motivos abaixo relacionados: talvez por necessidade de chagar a sua casa na tarde daquele dia ou por ser um homem que não temia o perigo. Resolveu enfrentar as águas revoltas do Rio São João, jogando a sua animal água adentro. No entanto, instantes depois, o cavalo já não tomava mais pé e começara a nadar. Ao chegar à bacia da praia, o alazão começou a corcovear em decorrência da correnteza e, num daqueles solavancos, o cavaleiro foi atirado dentro d´água, separando-se do animal. A partir daquele instante, cada qual deveria seguir a lei do “Salve-se quem puder”! O animal aos trancos e barranco, conseguiu safar-se da enchente, ganhando do outro lado da Rua da Ponte. O cavaleiro, porém, foi menos feliz, uma vez que foi arrastado pela correnteza para o leito do rio São João e ia sendo levado rio abaixo, misturando-se com a espuma e as ondas das águas bravias.
No entanto, por mercê de Deus, ele conseguiu agarrar-se com as mãos e cruzar também os pés aos galhos de uma árvore da margem esquerda do rio, precisamente nos fundos do quintal do velho sobrado da Rua da Ponte. Certamente, em decorrência dos embates sofreu contra as ondas agitadas do rio, ele começou a gemer.
Ao mesmo tempo, alguém que chegou da rua, deu a notícia de que havia defronte ao sobrado um cavalo com a arreata molhada, como se estivesse saindo da enchente, o que denunciava que alguém havia rodado correnteza abaixo.
Havia diversas pessoas no quintal do velho sobrado, observando a fúria da enchente. Alguém daquele grupo ouviu os gemidos e avistou também o pobre cavaleiro que se achava agarrado as galhas da árvore e meio oculto pelas suas folhas. Uma das pessoas que se achavam ali arranjou um laço e jogou o lado da argola para o homem. Este, agarrando a corda, passou-a por debaixo dos braços, amarrando-a bem ao seu corpo, apesar do seu estado de apavoramento em que se encontrava. Em seguida os homens que estavam no quintal ordenaram-lhe que se atirasse dentro d´água, o que ele fez sem perda de tempo, tamanha era a ânsia que ele sentia de sair dali. E aqueles que seguravam a ponta do laço, foram puxando-o para fora do rio. Dentro de instantes ele pisava terreno firme novamente, no quintal do velho sobrado. Ainda assustado, ele contou para os seus salvadores, como se sentira apavorado ao ser levado pela correnteza.
 Alguém lhe falou que o seu cavalo estava pastando tranquilamente o capim dos barrancos da Rua da Ponte. Ele, depois de agradecer humildemente aos seus benfeitores com um Deus lhes pague, foi até a rua e ali, montando o seu alazão, atravessou em seguida a ponte de madeira sobre o Rio São João, indo em frente a caminho de sua casa, na zona rural.
 Na verdade, pela graça de Deus, cavaleiro e animal se salvaram das águas furiosas da enchente do rio. Aquele cidadão do meio rural certamente jamais voltou a enfrentar qualquer enchente e muito menos a do Rio São João! ...

Texto: Osório Martins Fagundes (In Memoriam). Fragmentos de Um Passado, pag. 621/622, 1977.
Pesquisa: Charles Aquino


0 comentários:

Postar um comentário