quinta-feira, maio 17, 2012

SPORT CLUB ITAÚNA 30/40


"As bolas de futebol já foram mais rústicas, pesadas e irregulares. A primeira bola descoberta terá cerca de 450 anos e apareceu em Stirling Escócia. As primeiras bolas de futebol tinham uma abertura por onde entrava uma câmara inflável de borracha. O principal problema surgia na hora de cabecear, quando o cadarço que amarrava a fenda machucava a cabeça dos jogadores - por isso, muitos deles, usavam uma "touca”! Nas décadas 30/40, a bola que imperava nos gramados tinha uma costura interna, sem a abertura e sem o cordão. Mas o seu couro marrom ficava encharcado e pesado nos dias de chuva e nos campos cheios de lama!"  (ZONA DO AGRIÃO).

SPORT CLUB ITAÚNA: DÉCADA 1941
1
Argemiro
2
Mathias 
3
Mirocles Herculano
4
Vandeir
5
Zaquel
6
Chico Herculano
7
José Moreira 
8
Armando Rodrigues 
9
Plínio Coutinho 
10
Rui
11
Wilson Mendes Nogueira
12
Francisco Alves Paulino (Cubu)


SPORT CLUB ITAÚNA: DÉCADA 30
CAMPO DA VÁRZEA (HOJE RODOVIÁRIA)
Ao centro de touca o zagueiro Cubu

CUBU
Francisco Alves Paulino
Data nascimento: 01/11/1911
Fotografia: 22/05/2012
101 anos de vida e de bola!  

Cubú foi um dos melhores “beques” (zagueiro) que já passaram pelo time de futebol de amador itaunense, o Sport Club Itaúna, décadas de 30 e 40. Francisco Alves Paulino, o Cubú, disse que: usava uma touca para se proteger das “cabeçadas” que dava na bola, por ser de couro com costura e com isso,, a bola poderia machucar se a pessoa não soubesse cabecear. Nos dias de chuva, a “pelota” ficava ainda mais pesada, misturando com a lama do campo, mas sempre foi um momento mágico e feliz da minha vida.
Fui muito feliz por ter participado destes momentos bons do futebol itaunense. Tudo está gravado em minhas lembranças até hoje, e olha que estou com  mais de 100 anos de idade. Minha função era de “beque”! Defender a nossa zaga do adversário e tínhamos o pensamento: a bola poderia até passar, mas o atacante não!  Risos!



REFERÊNCIA:

ZONA DO AGRIÃO. Disponível em:

Entrevista: Charles Aquino e Prof. Marco Elísio entrevistaram o Cubú, senhor Francisco Alves Paulino, em sua residência na cidade de Itaúna, no dia 22/05/2012. Nesta data, Francisco estava com 101 anos de vida e com muita alegria!  Veio a falecer no ano de 2013 e sepultado no cemitério central da cidade de Itaúna,
Acervo: Hely Jaó

Organização e Fotografia: Charles Aquino



0 comentários:

Postar um comentário